Cotrijal completa 68 anos com anúncio de R$ 1,25 bilhão para indústria de soja
- Andrei Nardi

- 16 de set.
- 3 min de leitura
Cooperativa, em intercooperação com Cotripal e Cotrisal, construirá nova planta de processamento e produção de biodiesel em Cruz Alta
A Cotrijal celebrou 68 anos no último domingo, 14 de setembro, e marcou a data com o anúncio de um investimento de R$ 1,25 bilhão na construção de uma nova indústria de processamento de soja e produção de biodiesel. A iniciativa é parte da intercooperação Soli3, formada pela Cotrijal em conjunto com a Cotripal e a Cotrisal. A nova planta industrial será instalada no município de Cruz Alta, com previsão de início das operações para 2028.
Expansão e futuro
Fundada na década de 1950 por um grupo de agricultores, a cooperativa expandiu sua atuação e hoje é referência para seus associados. "Hoje, a Cotrijal está presente em 53 municípios do Rio Grande do Sul, com mais de 17 mil associados. A nossa intenção é seguir crescendo e fidelizando o quadro social nessas regiões onde já atuamos, pois representam espaços estratégicos para que possamos nos aproximar ainda mais dos produtores rurais. Seguimos focados na produção de grãos e de leite, e damos um passo importante também na área da transformação. Já fazemos a industrialização da produção leiteira por meio da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), e agora, junto com a Cotripal e a Cotrisal, estamos avançando na industrialização da soja”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Alternativas para os desafios do setor
O ano de 2025 tem sido desafiador para os produtores rurais gaúchos, que sofreram com a estiagem na safra de verão, somada a uma sequência de anos com dificuldades devido a fenômenos climáticos, o que agravou o endividamento do setor. Diante deste cenário, a cooperativa busca oferecer suporte. “A Cotrijal tem como prioridade estar ao lado do produtor, oferecendo orientação técnica, acesso a crédito e apoio para que ele permaneça desempenhando suas atividades no campo. Atuamos junto dos órgãos federais, estaduais e municipais na busca por ações e medidas que possam minimizar as dificuldades enfrentadas pelo setor, seja em infraestrutura, financiamento e, mais recentemente, na questão central do Rio Grande do Sul, com a necessidade de prorrogação das dívidas dos produtores”, explicou Manica.
As dificuldades também impactam as cooperativas. Segundo o presidente, devido à quebra de safra, a expectativa para este ano é repetir ou alcançar um faturamento próximo ao registrado no ano anterior, que foi de R$ 4,84 bilhões. “Todo o trabalho que realizamos está alinhado ao nosso planejamento estratégico, com o compromisso de executar as ações previstas com qualidade. Isso inclui o relacionamento com o quadro social, a realização de eventos e as ações com públicos específicos, como mulheres e jovens. Também seguimos investindo na qualificação dos nossos colaboradores, buscando sempre agregar conhecimento para repassar aos nossos associados. Ao mesmo tempo, temos atuado com cautela na gestão dos custos de produção, despesas e investimentos, justamente para atravessar com equilíbrio esse período de desafios”, completou o presidente.
Outras iniciativas em 2025
Entre os destaques do ano, a cooperativa inaugurou, em março, uma nova unidade de negócios na comunidade de Albardão, em Rio Pardo. O investimento é estratégico pelo potencial produtivo da região e pela demanda dos produtores. Em agosto, a Cotrijal lançou o projeto piloto do Programa Brotinho, voltado à educação cooperativista de filhos e netos de associados. Outro marco foi a 25ª edição da Expodireto Cotrijal. “Levar conhecimento ao produtor continua sendo uma das nossas prioridades, e a Expodireto é um importante canal para isso. Nosso foco é utilizar esse espaço para apresentar as inovações mais recentes do setor, com o objetivo de reduzir custos ao produtor e aumentar a produtividade no campo”, disse Manica sobre a feira.
Nova campanha institucional
Para celebrar o aniversário, a cooperativa lançou uma nova campanha institucional que destaca a confiança e a proximidade com os associados. O material começa a ser veiculado em setembro nos canais de comunicação da cooperativa. “Celebrar esta data é mais um momento histórico para a Cotrijal, que certamente enche de orgulho nossos colaboradores, associados, suas famílias e comunidades. O crescimento da cooperativa ao longo dos anos é resultado direto da confiança, do comprometimento e da parceria com nossos produtores, que seguem cada vez mais próximos e unidos à Cotrijal. Nosso trabalho é focado no desenvolvimento de quem vive no campo, para que possamos crescer juntos, de forma sustentável”, reforçou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.
A campanha também reforça o papel da cooperativa em criar condições para a sucessão rural, considerada essencial para o futuro das propriedades.









