Corsan conclui melhorias e amplia em 20% a vazão de água para tratamento em Getúlio Vargas
- Andrei Nardi

- 7 de abr. de 2025
- 1 min de leitura
Intervenções no sistema de captação no rio Abaúna elevam volume para 60 litros por segundo
As obras para aumentar o volume de água disponível para tratamento em Getúlio Vargas foram finalizadas nesta sexta-feira (04/04). A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) substituiu os quadros de controle e painéis elétricos responsáveis pela ativação das bombas que captam água no rio Abaúna. O investimento total foi de R$ 400 mil.
Com as ações, a vazão de água destinada ao tratamento subiu em 10 litros por segundo, o que representa um aumento de 20% na capacidade. A partir de agora, a Estação de Tratamento de Água de Getúlio Vargas passa a receber 60 litros de água por segundo.
Além das melhorias elétricas, a Corsan realizou a limpeza interna da canalização com o uso de pig, equipamento utilizado para remover materiais acumulados nas tubulações. Segundo a Companhia, esse tipo de procedimento é essencial para assegurar maior volume de captação e preservar a qualidade da água distribuída.
A ampliação da estrutura operacional permitirá atender com mais segurança e estabilidade os cerca de 8 mil clientes da Corsan no município.










