O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira (20), reduzir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual, de 13,25% para 12,75% ao ano. A decisão foi unânime e segue a expectativa do mercado.
O corte é o segundo na atual rodada de flexibilização monetária, iniciada em agosto deste ano. O Copom sinalizou que continuará a promover reduções na mesma intensidade nos próximos encontros, mas não informou se prosseguirá com os cortes no início do próximo ano.
A redução da Selic tem como objetivo estimular a economia, que vem mostrando sinais de recuperação. O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, após recuar 0,1% no primeiro trimestre.
A inflação, por outro lado, ainda é um desafio para o Banco Central. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação no país, acumula alta de 3,23% em 12 meses até agosto.
Com a redução da Selic, o crédito fica mais barato, o que pode estimular o consumo e a produção. No entanto, a taxa mais baixa também pode dificultar o controle da inflação.
Comments