Coordenador detalha preparativos para a segunda edição do TEDx Erechim
- Andrei Nardi

- 10 de out.
- 2 min de leitura
Em entrevista, Miguel Pereira Couto falou sobre a curadoria dos 11 palestrantes, o formato do evento e o propósito de compartilhar "ideias que mudam tudo"
Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na manhã de quinta-feira, 9 de outubro, um dos coordenadores do TEDx Erechim, Miguel Pereira Couto, apresentou os detalhes da segunda edição do evento, que ocorre no dia 18 de outubro, no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE). Com 11 palestrantes de renome local e nacional, a programação oferecerá palestras de até 12 minutos com o objetivo de inspirar e transformar a perspectiva dos participantes.
O evento inicia na sexta-feira, 17 de outubro, com um jantar exclusivo para palestrantes, patrocinadores e público, e continua no sábado com check-in a partir das 11h30, seguido de almoço coletivo e uma tarde de palestras sob o tema "Evoluir". Conforme Couto, no momento da entrevista, restavam apenas nove ingressos disponíveis.
Ideias, não nomes
Durante a entrevista, Couto enfatizou que o processo de curadoria, realizado ao longo do ano por uma equipe de 32 voluntários, foca em encontrar conceitos que mereçam ser difundidos. "'É importante que a gente diga que nós nunca vamos atrás de nomes, nós vamos atrás de ideias'. O que a curadoria faz é ir atrás de ideias que a gente entenda que mereçam ser compartilhadas", explicou.
Entre os palestrantes confirmados para esta edição estão nomes de repercussão nacional, como o delegado da Polícia Federal de Brasília, Anderson Messias, especialista em combate a crimes cibernéticos; e Ana Carolina de Oliveira, mãe de Isabela Nardoni, que se tornou ativista na proteção de crianças e mulheres. A programação também inclui a pesquisadora gaúcha Gabriela Streit, que atua na Universidade de Austin (EUA) com estudos sobre a relação intestino-cérebro em autistas, além de Yara Xavier, do projeto "Caçadores de Bons Exemplos", e Jean Sigel, especialista em criatividade.
Um evento de pessoas para pessoas
Couto destacou o caráter não corporativo do evento, afirmando que o objetivo é atingir o cidadão comum. "'O TEDx não é um evento corporativo, ele é um evento de pessoas comuns para pessoas comuns. É um evento ligado a homens e mulheres que têm desejo de transformar o mundo para melhor'", disse. Segundo ele, as palestras, após gravadas, são legendadas em 52 idiomas e distribuídas globalmente pelo portal TED.com e pelo YouTube.
"Nós não somos ligados a nenhuma igreja, não somos ligados a nenhum partido político, não temos nada para vender. O TEDx Erechim é um evento de pessoas para pessoas, cujo objetivo é só trazer novas ideias", reforçou o coordenador.
Serviço
O quê: 2ª edição do TEDx Erechim.
Quando: Sábado, 18 de outubro, a partir das 11h30.
Onde: Polo de Cultura da ACCIE, em Erechim.
Ingressos: Venda online no site tedxerechim.com.br ou pela plataforma Sympla.









