A data será celebrada em 1º de julho e visa destacar as ações e atividades do cooperativismo para a construção de uma economia verde
O cooperativismo é um modelo econômico e social que alia produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social. Esses valores inspiraram a definição do tema do Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay) para este ano de 2023: Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável. A proposta é da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que convida os cooperados de todo o mundo a divulgarem as iniciativas do setor para a preservação do meio ambiente.
O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado sempre no primeiro sábado de julho, sendo este ano em 1º de julho. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de chamar atenção para as cooperativas e promover os ideais do movimento, como a solidariedade internacional, a eficiência econômica, a igualdade e a paz mundial.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, as cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. “Por isso, nossas atividades contribuem de forma significativa para o aumento da produtividade aliada à sustentabilidade, com a redução dos gases de efeito estufa e a construção de uma economia de baixo carbono. O tema deste ano vai ser fundamental para ampliarmos ainda mais nosso protagonismo e posicionamento nesse sentido”, afirmou.
Freitas destacou ainda o programa ESGCoop, recém-lançado pelo Sistema OCB, que estimula cooperativas e cooperados a refletirem e atuarem considerando os aspectos ambientais; de inovação e acesso às tecnologias; de equidade e diversidade; e de liderança e governança para criar métodos e indicadores. “Somos uma força social expressiva e os dados comprovam. Nosso movimento, desde a sua origem, é adequado aos anseios das novas gerações que clamam por um mundo mais próspero e uma economia mais compartilhada e solidária”, disse o dirigente da OCB.
Para o presidente da ACI, Ariel Guarco, o tema deste ano também reforça a importância do cooperativismo para a construção de um mundo melhor com base no diálogo, na confiança e no trabalho coletivo. “As Nações Unidas já deixaram bem claro que o modelo econômico e social do cooperativismo ajuda a construir um mundo onde ninguém fica de fora e onde ninguém é deixado para trás”, lembrou.
Sobre a ACI
A Aliança Cooperativa Internacional é uma organização não governamental independente que reúne, representa e atende organizações cooperativas em todo o mundo. Ela é a voz mundial das cooperativas e trabalha com governos e organizações globais e regionais para criar ambientes legislativos que possibilitem a formação e o crescimento das cooperativas. A ACI promove ainda a importância do modelo de negócios baseado nos valores das cooperativas centrados nas pessoas.
Uma em cada seis pessoas no mundo é cooperativista. Por meio de seus membros, a ACI representa mais de 1 bilhão de pessoas cooperadas. Atuando do escritório global em Bruxelas (Bélgica), a ACI está organizada em quatro Escritórios Regionais (Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico) e oito Organizações Setoriais (Bancos, Agricultura, Pesca, Seguros, Saúde, Habitação, Consumo e cooperativas na indústria e serviços).
Comments