Bandeira tarifária verde se mantém pelo 23º mês consecutivo devido às boas condições de geração de energia no país
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), órgão regulador do setor elétrico no Brasil, informou na última sexta-feira (23) que a bandeira tarifária para o mês de março será verde. Isso significa que não haverá cobrança extra nas contas de luz dos consumidores.
Segundo a ANEEL, as condições de geração de energia no país estão favoráveis desde abril de 2022, quando a bandeira verde foi acionada pela primeira vez. Desde então, ela se mantém pelo 23º mês seguido, o que representa uma economia para os brasileiros.
A bandeira verde é válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), que é a rede que conecta as usinas geradoras de energia às distribuidoras e aos consumidores finais. O SIN abrange todo o território nacional, exceto Roraima, que é atendido por um sistema isolado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para sinalizar o custo da geração de energia no país. Ele funciona como um semáforo, com as cores verde, amarela e vermelha (patamar 1 e 2), indicando se a energia está mais barata, mais cara ou muito cara. A cor da bandeira é definida mensalmente pela ANEEL, de acordo com a disponibilidade de água nos reservatórios das hidrelétricas, que são a principal fonte de energia do Brasil.
Comments