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Consulta pública do Projeto Pedagógico Institucional do IFRS está aberta até 19 de abril

Comunidade acadêmica e externa convidada a contribuir com o documento que orienta as práticas educacionais

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) anunciou a abertura do prazo para a consulta pública da atualização do seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Estudantes, servidores e membros da comunidade externa têm até o dia 19 de abril de 2024 para acessar, analisar e enviar sugestões para o documento.

O PPI é um instrumento fundamental que define a política pedagógica da instituição, orientando as práticas de ensino, pesquisa e extensão. Ele é baseado em diretrizes teóricas, filosóficas e metodológicas e faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A participação da comunidade é essencial, pois o PPI será um dos documentos considerados no processo de recredenciamento institucional pelo Ministério da Educação (MEC) no segundo semestre deste ano.

Contribuições ao PPI podem ser feitas por meio de um formulário eletrônico disponibilizado pelo IFRS. Após o término do período de consulta, uma comissão especializada analisará as sugestões recebidas e preparará o documento para discussão e aprovação no Conselho Superior (Consup) da instituição.

O primeiro PPI do IFRS foi elaborado em 2011 com a colaboração ativa dos segmentos docente, discente e técnico administrativo. O documento aborda diversas áreas, incluindo políticas de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, níveis e modalidades de ensino, formação inicial e continuada (FIC), responsabilidade social e avaliação institucional. Ele também reflete as concepções do Instituto sobre mundo, homem, sociedade, educação e trabalho, que são fundamentais para a prática pedagógica da instituição.

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