top of page

Consulta ao abono PIS/Pasep 2026 é liberada para 26,9 milhões de trabalhadores

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Trabalhadores podem verificar direito ao benefício de até um salário-mínimo a partir desta quinta-feira, 05 de fevereiro; pagamentos começam no dia 16

A consulta ao abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024, está disponível para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos a partir desta quinta-feira, 05 de fevereiro. O acesso às informações sobre valores e datas de recebimento deve ser feito por meio dos canais digitais do governo federal e instituições bancárias.

Os pagamentos começam no dia 16 de fevereiro para os nascidos em janeiro. A partir deste ciclo, o cronograma passa a ser fixo, seguindo o mês de nascimento do beneficiário. Ao todo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) prevê o desembolso de R$ 33.500.000.000,00 em recursos.

Como realizar a consulta

A verificação da habilitação ao benefício pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou diretamente pelo Portal de Serviços do Ministério do Trabalho. O passo a passo no aplicativo consiste em:

  1. Acessar o sistema com login e senha do portal gov.br;

  2. Selecionar a aba "Benefícios";

  3. Clicar em "Abono Salarial".

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS) também possuem a opção de consultar o saldo e o calendário na página oficial da Caixa Econômica Federal ou pelos aplicativos Caixa Tem e Caixa Trabalhador. Para servidores públicos (Pasep), as informações sobre o benefício estão disponíveis no portal do Banco do Brasil.

Calendário de Pagamentos 2026

Os valores ficam disponíveis para saque até o dia 30 de dezembro. Confira as datas de liberação conforme o mês de nascimento:

  • Janeiro: 16 de fevereiro

  • Fevereiro: 15 de março

  • Março e Abril: 15 de abril

  • Maio e Junho: 15 de maio

  • Julho e Agosto: 15 de junho

  • Setembro e Outubro: 15 de julho

  • Novembro e Dezembro: 15 de agosto

Regras e valores

O abono salarial é destinado a quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base 2024, recebendo em média até dois salários-mínimos mensais. O valor do benefício é proporcional ao tempo de serviço e pode chegar a um salário-mínimo integral para quem trabalhou os 12 meses do ano de referência.

Dúvidas sobre o processamento de dados ou divergências cadastrais podem ser consultadas pela Central Alô Trabalho, no telefone 158.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page