top of page

Congresso prorroga medida provisória que autoriza importação de arroz pelo Conab por 60 dias

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 27 de jun. de 2024
  • 1 min de leitura

Decisão ocorre em meio à apresentação de proposta alternativa por orizicultores gaúchos e após anulação de leilão por suspeitas de irregularidades

ree

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prorrogou por 60 dias a medida provisória (MP) nº 1.217, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar arroz beneficiado ou em casca. A medida visa enfrentar as consequências sociais e econômicas dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (27).

No mesmo dia, os orizicultores gaúchos apresentaram uma proposta alternativa à importação de até um milhão de toneladas do grão do exterior. A sugestão, liderada pelo presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, será discutida em reunião virtual com o governo federal. A proposta busca garantir um preço acessível do arroz para a população economicamente vulnerável.

Um primeiro leilão para a aquisição de arroz foi realizado no dia 6 de junho, comercializando 263 mil toneladas do cereal. No entanto, o governo federal anulou o arremate cinco dias depois devido a suspeitas de irregularidades. Além da anulação, houve a exoneração do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller, e do diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos.

A prorrogação da MP e a apresentação da proposta alternativa pelos orizicultores ocorrem em um contexto de busca por soluções que assegurem o abastecimento de arroz no estado, afetado por eventos climáticos adversos, ao mesmo tempo que atendem às necessidades da população mais vulnerável.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page