Encontro discute ações para recuperação dos municípios gaúchos afetados por enchentes e promove debate sobre prevenção e sustentabilidade
O 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), começou nesta terça-feira (16/07) na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em Porto Alegre. Com o tema “Reconstruir é acreditar de novo”, o evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários e outras autoridades para discutir o fortalecimento e a reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes desde 2023, com maior intensidade em maio deste ano.
Na abertura do congresso, o presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, enfatizou a importância de alinhar as ações de recuperação com obras de prevenção. “A recuperação tem que ser aliada às obras de prevenção, para não queimarmos energia e recursos em ações que podem ser novamente levadas”, destacou Arruda. Ele ressaltou a necessidade de debater, durante os dois dias do evento, como prevenir e mitigar os efeitos climáticos, além de tornar as obras mais resilientes e construir cidades mais sustentáveis.
Arruda também sublinhou a importância de discussões sobre a recuperação de solos, atualização dos Planos Diretores, desassoreamento de rios e a implementação de programas de governo para manutenção constante. Ele reforçou a necessidade de uma Defesa Civil estruturada e capacitada para enfrentar enchentes, vendavais e outros desafios climáticos.
O deputado estadual Elizandro Sabino, representando a Assembleia Legislativa do RS, afirmou que os parlamentares estão focados em projetos estruturantes para auxiliar na recuperação do estado. Tiago Braga, assessor da Secretaria de Assuntos Federativos, destacou a importância de políticas públicas que cheguem efetivamente ao cidadão e da proximidade entre a União e as prefeituras. Marco Peixoto, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), lembrou que o tribunal está à disposição dos gestores para orientações e anunciou uma resolução que facilita a contratação de pessoal na saúde.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, destacou a importância da governança para atenuar crises e promover uma administração pública preparada para situações de emergência. Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), ressaltou a relevância do debate federativo e a necessidade de garantir recursos para os municípios. Gerson Junqueira Junior, presidente da AMRIGS, anunciou a criação de um hub de distribuição de medicamentos para farmácias comunitárias em 40 municípios gaúchos.
O congresso, que continua até quarta-feira, é patrocinado pelo Banrisul, Badesul, BRDE, GovBR, 1Doc, Aprende Brasil, System e Caixa, e conta com o apoio da CNM, Granpal, Planalto, Crea/RS e Emater.
Comments