O governo federal abriu um concurso nacional unificado para preencher 6.640 vagas em 21 órgãos e entidades. O número de vagas aumentou com a inclusão do Inep, que oferece 50 vagas para pesquisadores em educação. O concurso é regido pelo Decreto 11.722/2023 e tem um modelo inovador no Brasil: as provas serão realizadas ao mesmo tempo, em 179 cidades de todas as unidades da federação. O objetivo é democratizar o acesso ao serviço público e garantir mais diversidade e qualidade no quadro de servidores.
O edital do concurso deve ser publicado até 20 de dezembro, no Diário Oficial da União. Os candidatos deverão escolher um dos blocos de áreas de atuação governamental e indicar sua preferência de cargo/carreira dentro do bloco. A taxa de inscrição será única para cada bloco e permitirá concorrer a várias vagas na mesma área.
A prova está prevista para 25 de fevereiro de 2024 e terá questões objetivas, específicas e dissertativas, conforme a área de atuação. Os aprovados na primeira fase farão cursos de formação entre junho e julho do próximo ano.
Comments