Medida busca garantir preço ao produtor e fortalecer a agricultura familiar
Na próxima sexta-feira (13), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) dará continuidade aos leilões de Contrato de Opção de Venda Público (COV) de arroz. O objetivo da ação é diversificar, ampliar e estimular a produção do grão no país, fundamental na dieta brasileira.
Segundo o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Arnoldo de Campos, a medida busca garantir segurança ao produtor:
"O arroz é um importante alimento na dieta do brasileiro, e o governo federal vem adotando medidas de estímulo à produção de arroz, que vinha caindo nos últimos anos. Como resultado dessas medidas, vamos colher uma das maiores safras de arroz dos últimos anos, mas queremos que o produtor continue plantando. Para isso, o produtor precisa ter garantia de preço. E os contratos de opção são uma forma moderna de garantir preço ao produtor rural."
Detalhes dos leilões
Serão realizados seis operações, conforme previsto nos avisos da Conab. Os três primeiros leilões serão voltados exclusivamente para a agricultura familiar, incluindo produtores rurais e cooperativas que possuam Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou estejam registrados no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Os três leilões restantes estarão abertos para todos os produtores rurais e cooperativas, incluindo os agricultores familiares.
Total ofertado: 17.760 contratos de 27 toneladas cada.
Estados atendidos: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins.
Investimento e impacto
O governo federal destinou aproximadamente R$ 1 bilhão à Conab para adquirir até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2 da safra 2024/25. A medida reflete o compromisso em estimular a continuidade da produção e em assegurar condições favoráveis para o setor agrícola.

Comments