top of page

Conab discute com agricultores gaúchos contratos de venda para estimular produção de arroz

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 4 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Encontro virtual aborda detalhes de contratos e esclarece cadastro obrigatório para leilões

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu nesta segunda-feira (4) uma reunião virtual com representantes de entidades e cooperativas de agricultores do Rio Grande do Sul. O encontro teve como foco a explicação de detalhes do Contrato de Opção de Venda, ferramenta anunciada pelo governo federal para incentivar a produção de arroz no Brasil. Durante a sessão, técnicos da Conab orientaram sobre o processo de cadastramento no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (SICAN), etapa obrigatória para participação nos leilões.

Contrato de Opção de Venda e recursos liberados

O Contrato de Opção de Venda permite que produtores ou cooperativas vendam seu produto ao governo em uma data futura, a um preço fixado previamente, oferecendo uma espécie de seguro de preço. Para a safra 2024/25, a Conab destinará aproximadamente R$ 1 bilhão para a compra de até 500 mil toneladas de arroz longo fino em casca, tipos 1 e 2, através de leilões públicos.

Apoio à segurança do produtor

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que a medida faz parte da estratégia de retomada da formação de estoques públicos e do fortalecimento da cadeia produtiva do arroz. “Está nas prioridades do governo garantir que o produtor tenha segurança e incentivo. E também que o consumidor tenha o acesso facilitado aos produtos que fazem parte da alimentação básica, como é o caso do arroz”, afirmou.

Além disso, Pretto mencionou a liberação de recursos para a compra de trigo por meio do programa Aquisição do Governo Federal (AGF), com detalhes dessa operação previstos para serem divulgados ao longo da semana.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page