Azul, Gol e Latam revelam planos para oferta de 25 milhões de bilhetes e medidas para reduzir custos.
As três principais companhias aéreas do Brasil, Azul, Gol e Latam, revelaram na segunda-feira (18), em evento realizado em Brasília, planos para tornar as viagens aéreas mais acessíveis em 2024. Sob o Programa de Universalização do Transporte Aéreo, as empresas prometem disponibilizar mais de 25 milhões de bilhetes com preços variando entre R$ 699 e R$ 799 por trecho.
O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que ressaltou a importância das medidas para reduzir custos operacionais e democratizar o acesso aos voos domésticos. A iniciativa inclui uma série de medidas, como tarifas mais baixas para compras antecipadas, serviços de remarcação sem custo adicional, oferta especial em determinados dias da semana, aumento de voos, expansão da frota, isenção no despacho de bagagens e marcação gratuita de assentos para compras de última hora.
Embora os preços máximos anunciados, de R$ 699 e R$ 799 por trecho, estejam acima da média real divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em setembro de 2023, o ministro argumenta que, com antecedência nas compras, os passageiros podem usufruir de tarifas mais baixas. Cada companhia apresentou estratégias específicas como parte do programa:
Azul:
Oferta de 10 milhões de passagens por até R$ 799 por trecho ao ano para compras com antecedência de até 14 dias.
Marcação de assento e bagagem despachada gratuitamente para compras de última hora.
O CEO da Azul, John Rodgerson, destacou que um terço dos assentos dos voos da empresa estará nessa condição.
Gol:
15 milhões de passagens por até R$ 699 por trecho para compras com antecedência mínima de 14 dias.
Promoção com voos de R$ 600 a R$ 800 para compras realizadas com 21 dias de antecedência.
Despacho gratuito de bagagem para compras de última hora.
Tarifas de assistência emergencial com desconto de até 80% na tarifa disponível em caso de falecimento de um familiar direto.
O CEO da Gol, Celso Ferrer, afirmou que estão comprometidos em criar uma agenda positiva para tornar as passagens mais acessíveis.
Latam:
Campanhas publicitárias para ensinar os consumidores a comprar passagens aéreas mais baratas com planejamento.
Promoção com um destino semanal com tarifa abaixo de R$ 199.
Atualização do programa de fidelidade, que deixa de ter validade para o uso das milhagens.
Aumento da oferta em 3 milhões de assentos, com média de 10 mil assentos diários nos voos.
O CEO da Latam, Jerome Cadier, ressaltou que os pontos do programa de milhas não expirarão a partir de 2024, incentivando o planejamento nas compras.
Estas medidas representam uma colaboração entre o governo federal e as companhias aéreas para melhorar o cenário da aviação no Brasil e oferecer mais oportunidades de viagem para a população.
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