ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU se reúne com a Coordenadora Regional de Educação

Tema do encontro foi o retorno das aulas presenciais na região

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) realizou, nesta quarta-feira (3) uma reunião com a Coordenadora Regional de Educação, Juliane Bonez, para debater sobre o retorno das atividades escolares em 2021.


Na assembleia da AMAU, realizada no dia 28/01, o Presidente da Associação e Prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, solicitou ao Comitê Regional de Atenção ao Coranavírus que trabalhasse esse tema, pela sua importância no atual cenário da epidemia e também pela proximidade do início o ano escolar.


Durante o encontro foi debatido a relevância da aproximação das pastas Educação e Saúde, tendo em vista há necessidade que cada instituição de ensino elabore um plano de contingência que deve ser avaliado pelos comitês municipal (COE), para que o retorno das atividades ocorra seguindo os protocolos sanitários e de acordo com o regramento do Sistema de Distanciamento Controlado/RS.


Também foi avaliada a situação regional que possui peculiaridades e particularidades próprias, com municípios de pequeno, médio e grande porte e com realidades distintas, bem como reservas indígenas na área de abrangência da AMAU e da 15ª CRE.


Todos entendem que o assunto é complexo, porque estamos diante de uma pandemia, para tanto precisamos nos organizar com antecipação, observando o regramento legal, deliberação das bandeiras, cogestão e, também, o assunto relacionado ao transporte dos alunos, que segue normativas sanitárias.


“Um dos nossos desafios é construir, respeitando os protocolos e as normativas legais, protocolos sanitários para a região, de modo que o enfrentamento regional seja integrado e articulado e o retorno ocorra com segurança”, pontua Jackson Arpini, integrante do comitê regional.


Ficou acordado a realização de uma reunião ampliada, na próxima sexta-feira, 05, com a presença dos Secretários Municipais da Educação e Saúde e representantes das respectivas Pastas, para repasse de informações e esclarecimentos de possíveis dúvidas, no intuito que o processo de retorno ocorra da melhor forma e respeitando os protocolos sanitários.


Para a Coordenadora de Educação “o processo educacional organiza-se a partir das recomendações sanitárias. É fundamental que se organize esta construção, que na Rede Estadual de Ensino, acontece desde junho/2019. Precisamos garantir o processo ensino- aprendizagem mas, também, ainda que estamos em período pandêmico, precisamos prezar pela saúde das pessoas que passam a frequentar o espaço escolar e as pessoas de suas relações. É uma organização que exige muita responsabilidade.


Participaram da audiência a Coordenadora de Educação, Juliane Bonez, Jackson Arpini e Dino Tomazelli, representado o comitê regional da AMAU.

VEJA TAMBÉM