O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou reunião extraordinária, nesta segunda-feira, 12, para avaliar os indicadores regionais e macrorregionais a fim de verificar a possibilidade ou não da adoção da ferramenta legal da cogestão – e definiu por orientar a R16 a adotar a cogestão.
Saiba mais
O Distanciamento Controlado/RS classificou todas as 21 regiões de saúde, sob a ótica da epidemia do coronavírus, em bandeira preta – altíssimo risco. Um dos fatores que levaram a essa classificação é o indicador da salvaguarda estadual, que funciona como uma válvula de segurança e que observa através de um escore os leitos de UTI livres versus leitos de UTI ocupados por Covid. Na avaliação estadual houve uma redução de 19% nas internações clínicas, 6% nas internações em leitos de UTI e 31% no número de óbitos, quando comparada a semana anterior à avaliação.
Nos indicadores locais, oriundos da Plataforma Regional de Monitoramento, várias foram as avaliações feitas pelo Comitê, como a redução dos casos ativos – que diminuíram de 999 (01/03) para 408 (09/04) e a redução das taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI. Com relação aos leitos clínicos houve uma redução expressiva – que apresentam taxa de 16,9% (11/04) e de 86,11% nos leitos de UTI, que já ultrapassaram o patamar de 10