top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Começa a vacinação de idosos acima de 70 anos com imunizante bivalente no Rio Grande do Sul

Desde a última terça-feira (14/2), os municípios gaúchos começaram a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 em idosos acima de 70 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais. A nova etapa da imunização será estendida à população em geral dessa faixa etária, utilizando o excedente de doses em cada município, desde que a pessoa tenha concluído, pelo menos, o esquema primário de vacinação.

O imunizante bivalente é capaz de combater as variantes mais atuais do coronavírus, protegendo contra as duas principais variações da Ômicron, que geram maior preocupação. A expectativa é que o Rio Grande do Sul receba um total de 1,2 milhão de doses até 1º de março, com entrega periódica posterior ainda sem cronograma definido.

Para garantir a eficácia da campanha, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recomenda que a aplicação da vacina seja realizada, no máximo, em dois postos de saúde por município até o início da campanha nacional em 27 de fevereiro. É importante que os municípios mantenham registro interno das vacinas aplicadas, para posterior atualização no sistema do Ministério da Saúde.

Além disso, a diretora do Cevs, Tani Ranieri, lembra que a atualização do esquema vacinal é essencial, uma vez que a resposta imunológica das vacinas contra a covid-19 não é permanente. Atualizar o esquema vacinal é extremamente importante para diminuir o número de casos e de óbitos decorrentes da doença.

De acordo com informações atualizadas, a cidade de Getúlio Vargas possui 498 doses disponíveis da vacina bivalente contra a Covid-19. Já em Estação, há 144 doses disponíveis, em Erebango 72 doses, enquanto em Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto há 60 doses em cada cidade. Em Sertão, há um total de 156 doses disponíveis para a população da faixa etária acima de 70 anos que já tenha concluído pelo menos o esquema primário de vacinação.

Commentaires


VEJA TAMBÉM

bottom of page