top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com previsão de chuva e temperaturas negativas, RS pode registrar neve nesta semana


Pouco mais de um mês antes do início do inverno, o Rio Grande do Sul terá dias típicos da estação: há previsão de temperaturas negativas e chuva, além da possibilidade de neve em alguns municípios da serra gaúcha. De acordo com a Climatempo, um ciclone subtropical, que vai infiltrar umidade em todas as regiões, poderá gerar condições para registros desse fenômeno entre terça (17) e quarta-feira (18).


César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que a formação de um ciclone extratropical, responsável pela frente fria que avançou pelo Estado neste domingo (15), favoreceu a queda nos termômetros. Por isso, apesar de períodos de sol, a segunda-feira (16) deve começar com muita nebulosidade em todo o território gaúcho e temperaturas baixas, havendo chance de geada na Campanha e na Fronteira Oeste durante a madrugada.


Entretanto, o ciclone extratropical ganha força e evolui para um ciclone subtropical entre a noite de segunda e a madrugada de terça. Desta forma, a nebulosidade aumenta, fazendo o dia começar com chuva em boa parte do Rio Grande do Sul — o que forma as condições para neve, à noite, na região da serra.

O ciclone subtropical vai infiltrar umidade no Rio Grande do Sul, mesmo com uma atmosfera extremamente fria, então teremos condições para neve em áreas da Serra e cidades como Gramado e Vacaria podem ter temperaturas abaixo de 0°C", afirma Soares.

O meteorologista alerta ainda que, como o ciclone ficará próximo da costa gaúcha, pode ocasionar ventos intensos na região — uma das características desse tipo de fenômeno. Assim, todo o centro-leste do Estado poderá registrar rajadas superiores aos 100 km/h.


Na quarta-feira, o ciclone continua gerando impactos no RS, mas começa a se deslocar para São Paulo e para o alto mar. Ainda há previsão de chuva para o dia, que pode começar com neve em alguns pontos da Serra, mas a tendência é que as condições enfraqueçam com o passar das horas.


Portanto, na quinta (19), mesmo com chance de chuva pontual no Leste, as temperaturas já começam a aumentar aos poucos. Na sexta (20), ainda terá circulação de umidade no Leste gaúcho, o que também pode gerar um pouco de chuva, mas as áreas ao Oeste começam a ter mais sol, informa Soares:

"Não vai fazer calor, mas já faz menos frio na quinta do que na terça e na quarta. Então, gradativamente, ao longo do dia seguinte (sexta-feira), todo o Estado passa a ter mais predomínio de sol, apesar da nebulosidade, e a temperatura vai subindo. A condição de frio ainda vai permanecer até o fim da semana, mas as pessoas passam a sentir menos frio a partir de quinta".
Temperaturas

Segundo o meteorologista, os termômetros dificilmente devem chegar aos 20°C durante a semana. A expectativa é que, de forma geral, as máximas fiquem entre 15°C e 18°C. Já as mínimas, podem chegar a -2°C na terça-feira em cidades como São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde há chance de neve e a máxima não deve passar de 5°C. Na quarta, a temperatura no município varia de 0°C a 6°C.


Em Bom Jesus, as mínimas devem ser de -1°C na terça e na quarta, enquanto as máximas chegam a 6°C e 7°, respectivamente. Em Vacaria, a previsão é de temperaturas próximas a 0°C em ambos os dias, com máximas entre 7°C e 8°C. Já Passo Fundo, no Norte do Estado, terá mínimas de 4°C na terça e de 6°C na quarta, sem passar dos 10°C em nenhum desses dois dias.

"Existe a possibilidade de recordes de frio para essa época do ano, com temperaturas que não eram observadas há muito tempo. Pode ser um frio histórico para maio, porque baixas temperaturas até são comuns neste mês, mas dessa magnitude chama bastante atenção", comenta Soares.

Fonte: GZH

VEJA TAMBÉM

bottom of page