top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletivo de Mulheres da FETRAF-RS promove 1º Encontro Estadual de Mulheres Agricultoras

Evento em Ipê reuniu mais de 500 mulheres de diversas regiões do RS para debate sobre participação e direitos femininos no meio rural.

 

No dia 30 de novembro, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF/RS), por meio do Coletivo de Mulheres, realizou o I Encontro Estadual de Mulheres Agricultoras Familiares. O evento, realizado na cidade de Ipê, reuniu mais de 500 mulheres das regiões do Alto Uruguai, Serra, Celeiro, Médio Alto Uruguai, Botucaraí e Sul, que atuam na agricultura familiar.

Pela manhã, as participantes compartilharam receitas em um café da manhã colaborativo e desfrutaram de apresentações musicais do Coral Flor do Ipê. Em seguida, foi realizado um painel intitulado "Por mim, por nós, por todas!", que teve a presença de autoridades como Conceição Dantas, subsecretária de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Lucimara Cardoso, coordenadora-geral de Cultura do Ministério das Mulheres, e Télia Negrão, jornalista, cientista política e assessora de gênero do mandato da deputada federal Maria do Rosário. Durante o painel, as autoridades receberam a pauta de reivindicações das mulheres agricultoras familiares.

O encontro contou também com a presença de representantes do SUTRAF-AU (Sindicato Único dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região do Alto Uruguai) e dos Coletivos Municipais, que ao longo do ano promoveram encontros para discutir a luta feminina e se preparar para o Encontro Estadual.

Durante a tarde, foi realizada a formatura das 102 participantes do Curso de Formação de Mulheres Agricultoras Familiares, que ocorreu ao longo do ano em todas as regiões do estado. A entrega dos certificados marcou um momento importante para a FETRAF-RS, que tem investido na formação das mulheres agricultoras familiares.

O objetivo do encontro foi reforçar a importância da participação e valorização das mulheres no meio rural, promovendo a união entre as participantes que compartilham a agricultura familiar como profissão e modo de vida. A pauta de reivindicações entregue às autoridades abordou temas como produção, comercialização, assistência técnica, trabalho e renda, formação, enfrentamento à violência, educação, saúde, previdência e cultura.

A coordenadora do Coletivo de Mulheres da FETRAF-RS, Cleonice Back, destacou que o encontro representou um momento histórico para a federação, fortalecendo a luta das mulheres agricultoras familiares. A participação do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e do Ministério das Mulheres, com a entrega da pauta de reivindicações, demonstrou o compromisso em melhorar a qualidade de vida das agricultoras familiares.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page