O tema é Fraternidade e Amizade Social e o lema é Vós sois todos irmãos e irmãs; a campanha completa 60 anos de história
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas (14) a Campanha da Fraternidade 2024, que tem o tema Fraternidade e Amizade Social e o lema Vós sois todos irmãos e irmãs (Mateus 23,8). A cerimônia de lançamento foi realizada em Brasília e contou com a participação de autoridades religiosas e civis.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica que busca promover a reflexão e a ação social dos cristãos durante a Quaresma, período de 44 dias que antecede a Páscoa, data de celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Neste ano, a campanha foi inspirada na Carta Encíclica Fratelli Tutti, assinada pelo Papa Francisco em outubro de 2020, na cidade italiana de Assis.
Na carta, o papa propõe uma fraternidade universal, baseada no amor a Deus e ao próximo, especialmente aos mais vulneráveis e excluídos. Ele também convida a superar as divisões, as indiferenças, os ódios e as violências que marcam o mundo atual.
Durante o lançamento da campanha, foi apresentado um vídeo do papa, no qual ele saúda os brasileiros e os incentiva a viverem a Quaresma como um tempo de conversão e de renovação da fé. Ele também lembra da necessidade de alargar os círculos de amizade e de solidariedade, vencendo fronteiras e barreiras.
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, explicou que o tema e o lema da campanha foram escolhidos há dois anos pelos bispos brasileiros, tendo em vista a realidade do país e o magistério do papa. Ele disse que a campanha é uma oportunidade de aprofundar o conteúdo da carta Fratelli Tutti e de colocá-lo em prática.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, destacou que a campanha ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com o próximo, que é o centro da mensagem cristã. Ele afirmou que o texto-base da campanha apresenta os sinais de crise da fraternidade e da amizade social, mas também as possibilidades de superação e de construção de um mundo mais justo e pacífico.
60 anos
A Campanha da Fraternidade teve início em 1962, na arquidiocese de Natal, e se estendeu a todo o Brasil a partir de 1964. Desde então, a campanha vem propondo temas relevantes para a sociedade brasileira, como educação, saúde, violência, meio ambiente, família, política, entre outros.
Neste ano, a campanha completa 60 anos de história, sendo considerada uma das maiores ações evangelizadoras da Igreja Católica no país. Em vídeo, o papa Francisco parabenizou os integrantes da CNBB pelo trabalho realizado e elogiou o itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo.
No Brasil, o secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, celebrou as seis décadas da campanha, ressaltando sua importância para a vivência eclesial, a solidariedade e a transformação social. Ele também enfatizou a coragem e a coerência da campanha em anunciar o Evangelho e denunciar as injustiças.
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