ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Clima favorável atenua condições da cultura do milho

As chuvas dos últimos dias têm contribuído para o desenvolvimento do milho e para a continuidade dos plantios que já alcançam 94% do total da área estimada para a Safra de Verão 2020/2021, a qual também já conta com 8% das lavouras cultivadas colhido. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (07/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/rS-Ascar, vinculada à secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), outros 22% da cultura encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo; 14% em floração; 30% em enchimento de grãos e 26% em maturação. Segundo o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar, o preço médio da saca do grão no Estado chega a R$ 74,21, o que representa uma redução de 0,5% em relação à semana anterior.

E as precipitações de volumes variados também contribuíram para o avanço do plantio da soja no Rio Grande do Sul, que chega a 99% da área total estimada, e favoreceram o desenvolvimento da cultura, que está em sua grande parte na fase de germinação e desenvolvimento vegetativo (80%), 18% em floração e 2% em enchimento de grãos.

O tempo firme e a adequada disponibilidade de água para irrigação nos cultivos têm assegurado o bom desenvolvimento das lavouras de arroz no Estado, que estão 75% em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo; 20% em floração e 5% em enchimento de grãos.


OLERÍCOLAS Na região de Bagé, semelhante aos períodos anteriores, o quadro climático da semana foi favorável à produção de olerícolas, mesmo com alta amplitude térmica e picos de calor acentuado. Contudo, horticultores estão em alta demanda por irrigação por aspersão, gotejamento e para o uso de sombrite. A colheita das lavouras de cebola também está encerrada, e os produtores realizam a pré-secagem em lonas ou secador industrial, que confere maior controle das condições ambientais e menores perdas de qualidade, após a retirada das sementes da lavoura. Em ambas as culturas, produtores relatam boa produtividade; com o clima seco predominante ao longo da primavera, estimam boa qualidade das sementes, devido à menor incidência de fungos.


FRUTÍCOLAS Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas vêm beneficiando a fruticultura de modo geral. Em Maçambará, foi finalizada a colheita das principais variedades de pêssego, BRS Fascínio e BRS Rubimel. Em Caçapava do Sul, os produtores realizaram a poda verde em figueiras, cujos pomares apresentam bom desenvolvimento e bom potencial produtivo. Nos olivais, são realizados tratamento com fungicida e inseticidas, além de adubações para a formação dos frutos; parte dos pomares está com alta carga e outros com menor produção, devido a problemas climáticos locais. Na vitivinicultura, foram realizados tratos culturais como roçadas de plantas invasoras, adubações foliares e aplicação de fungicidas preventivos. As perspectivas de produção permanecem favoráveis, com a alta amplitude térmica entre tardes quentes e madrugadas frias, proporcionando boa sanidade e boa formação de bagas.


OVINOCULTURA O rebanho ovino continuou apresentando boas condições corporais, acessando pastagens cultivadas de verão e áreas de campo nativo. Em algumas regiões, as áreas de pastagens cultivadas estão sendo destinadas prioritariamente para pastejo de ovelhas em lactação e para categorias de animais em engorda, como cordeiros e ovelhas de descarte. Considerando a elevação das temperaturas nas últimas semanas, foi observado um melhor desempenho dos rebanhos nas propriedades com melhor disponibilidade de sombras.


APICULTURA A ocorrência de temperaturas de amenas a altas e os episódios de chuvas de curta duração facilitaram a ação das abelhas na busca por néctar e pólen. As floradas estão abundantes, propiciando boa fonte de alimento aos enxames. Não foram relatados nem desaparecimento nem mortalidade de abelhas. Não foram observados sinais de doenças nos alvados.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web