Citricultura e nova indústria de laranjas são apostas para o agronegócio em Floriano Peixoto
- Andrei Nardi
- há 21 horas
- 1 min de leitura
Seminário debateu potencial do microclima regional e necessidade de qualificação durante programação dos 29 anos do município
O potencial da produção de laranjas e as oportunidades geradas pela instalação de uma indústria na região do Alto Uruguai foram os temas centrais do Seminário Agricultura em Transformação: Desafios e Oportunidades do Amanhã. O evento reuniu cerca de 60 pessoas no Ginásio Poliesportivo Municipal de Floriano Peixoto, na manhã desta terça-feira (9).
Promovido pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sicredi SulMinas, o encontro integra a programação de aniversário de 29 anos do município.
Potencial da Citricultura
O extensionista Luiz Angelo Poletto apresentou as potencialidades da citricultura na região. Ele destacou que o microclima local favorece a qualidade da fruta produzida, mas ressaltou que o sucesso dos pomares depende diretamente da qualidade das mudas utilizadas na implantação.
Na sequência, o extensionista Vilmar Tonello abordou as perspectivas de mercado para a laranja. O foco da palestra foi a demanda criada pela indústria implantada na região, que abre novas frentes de negócio para os produtores locais.
Inovação e Gestão
O cenário atual do agronegócio foi analisado por Ademir Iorkoski, gerente regional de Desenvolvimento Agro do Sicredi SulMinas. Para ele, o tripé formado por inovação, qualificação e organização é a chave para o desenvolvimento da agricultura moderna.
O encerramento contou com pronunciamentos da vice-prefeita Daiane Leonice Bonetta, da gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Fernanda Angonese, e do presidente da Câmara de Vereadores, Ilso Giaretta.










