top of page

Cinco nomes já estão confirmados como pré-candidatos ao governo do RS para 2026

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 1 de dez.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de dez.

PT, MDB, PDT, PL e Missão definiram representantes para a disputa ao Piratini; confira quem são

O cenário para a eleição ao governo do Rio Grande do Sul em 2026 já conta com cinco pré-candidaturas definidas. Partidos como PT, MDB, PDT e PL oficializaram seus representantes, enquanto a recém-criada sigla Missão também apresentou um nome para a disputa.

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou neste domingo (30) o nome de Edegar Pretto. A decisão segue movimentos de outras legendas que já haviam sacramentado suas escolhas nos últimos meses.

Confira os pré-candidatos confirmados

  • Edegar Pretto (PT): O nome foi aprovado em reunião executiva na sexta-feira (28) e sacramentado em evento no domingo (30). A vaga de vice permanece aberta para negociação com aliados.

  • Gabriel Souza (MDB): O atual vice-governador teve a pré-candidatura anunciada no sábado (29), durante congresso estadual da sigla, com apoio do governador Eduardo Leite (PSDB).

  • Juliana Brizola (PDT): Lançada em 15 de novembro durante convenção municipal, antes das definições sobre uma possível frente de esquerda.

  • Luciano Zucco (PL): O deputado federal foi o primeiro confirmado, ainda em 24 de julho, após aliança firmada entre PL e Novo.

Novidade no cenário

Além dos partidos tradicionais, o recém-criado partido Missão projeta candidatura própria. Conforme informações da colunista Rosane de Oliveira, de GZH, a sigla ligada ao Movimento Brasil Livre (MBL) aposta no policial rodoviário federal Evandro Augusto, de 44 anos.

A legenda, que utilizará o número 14 nas urnas, recebeu aval do Ministério Público Eleitoral para registro formal. Evandro aponta o enfrentamento à dívida pública e ao crime organizado como bandeiras da campanha.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page