Ação conjunta visa restaurar vegetação nativa em áreas afetadas por deslizamentos de terra com apoio de estudantes e diversas entidades
Para celebrar o Dia de Proteção às Florestas, em 17 de julho, o governo do Estado, o Exército Brasileiro e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) realizaram uma ação de reflorestamento no Vale do Taquari. O objetivo foi restaurar a cobertura de vegetação nativa em áreas que sofreram deslizamentos de terra, com a colaboração de estudantes de escolas públicas da região.
Uma das estratégias adotadas foi o lançamento aéreo de cerca de cinco milhões de sementes, visando atingir locais de difícil acesso. Utilizando helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal, centenas de mixes de sementes produzidos pelos alunos e embalados em papel de germinação foram lançados nas áreas afetadas, promovendo condições favoráveis à germinação.
Entre 29 de abril e 30 de maio, o Estado registrou 4.374 alertas de deslizamentos de terra em 146 municípios. Em complemento à ação aérea, 340 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre, foram plantadas no solo.
Essa iniciativa integra o projeto SemeAr, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Comando Conjunto da Operação Taquari 2, o Ibama, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e as prefeituras de Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo.
“Essa união de forças é necessária para reerguer o Rio Grande do Sul após as tragédias ocorridas em maio. O comando conjunto, com diversas outras entidades, realizou várias ações durante a Operação Taquari. A atividade de reflorestamento no Dia de Proteção às Florestas reforça esse esforço”, destacou o comandante do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, coronel Orlando de Souza.
A ação também contou com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal, do Movimento Pro Mata Ciliar e da Bio C – Central de Compostagem. As empresas Vital Terra e Folhito contribuíram fornecendo o composto para os mixes de sementes.
Comments