As chuvas intensas que têm ocorrido nos últimos dias no estado do Rio Grande do Sul têm ressaltado a importância de receber os alertas da Defesa Civil estadual. O governo do estado mantém uma central especializada na análise de informações obtidas por meio de radares, satélites e estações meteorológicas, com o objetivo de elaborar boletins diários e emitir avisos de eventos extremos quando necessário.
Desde 2015, a Sala de Situação é referência no monitoramento e previsão das condições hidrometeorológicas do Rio Grande do Sul. Em parceria com o Centro de Operações da Defesa Civil (Codec), desempenha um trabalho importante para a sociedade. O serviço de SMS 40199 é disponibilizado gratuitamente pelo governo gaúcho e tem como objetivo alertar a população sobre a possibilidade de temporais, deslizamentos e inundações.
Para receber os alertas no celular, basta enviar uma mensagem de SMS para o número 40199 com o CEP do endereço desejado. A Defesa Civil recomenda que todos façam o cadastro, pois esse canal de comunicação é considerado um aliado importante na prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais.
O serviço de alertas da Defesa Civil funciona da seguinte forma:
Identifique a opção SMS no seu celular.
No destinatário, digite o número 40199.
Digite o CEP do endereço desejado, seja de casa, trabalho ou trajeto.
É possível cadastrar quantos CEPs desejar.
Os alertas são enviados diretamente para o celular das pessoas cadastradas no serviço de SMS 40199 e também são publicados no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, assim como nas redes sociais institucionais.
Além disso, é possível fazer o cadastro via Whatsapp. Para ter acesso a esse serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611. Após o cadastro, o usuário poderá interagir com o chatbot (robô de atendimento) enviando um "Oi". A partir dessa interação, será possível compartilhar a localização atual ou escolher qualquer outra de interesse, recebendo assim as mensagens encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.
Os alertas são gerados e emitidos pela Sala de Situação e pelo Codec, que funcionam na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A Sala de Situação é vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e repassa ao Codec os avisos que contribuem para a emissão de alertas em todas as regiões do estado.
O Codec opera 24 horas por dia, com militares que se revezam no monitoramento. A equipe da Sala de Situação também trabalha em regime de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, e é composta por meteorologistas e hidrólogos que utilizam modelos meteorológicos para a produção das previsões.
Além dos boletins diários, são elaborados documentos semanais e mensais que fornecem subsídios técnicos para tomadas de decisão. A Sala de Situação avalia o nível dos rios, a ocorrência de chuvas e a incidência de ventos em todas as regiões do estado, utilizando diversas tecnologias.
Os serviços executados pela Sala de Situação fazem parte do Sistema de Gestão Integrada de Desastres, atuando na prevenção e mitigação de eventos extremos, como inundações, enxurradas e estiagens.
Quando são identificadas condições de risco, a Sala de Situação envia as informações ao Codec, que elabora o mapa e o texto que comporão o alerta. As coordenadorias regionais de Proteção e Defesa Civil também são informadas e repassam as informações aos coordenadores municipais dos locais incluídos no alerta, responsáveis por compartilhar as informações com os moradores de cada município.
Desde o dia 31 de agosto, foram emitidos 48 alertas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 19 avisos para as Comissões da Defesa Civil e 21 mensagens via SMS para alertar a população sobre a chegada das chuvas ao estado e a possibilidade de inundação em diferentes áreas. A Defesa Civil Estadual continua monitorando eventuais reflexos das enxurradas e temporais.
Comments