De acordo com a Climatempo, o Rio Grande do Sul terá um final de semana chuvoso e com risco de temporais, especialmente no norte e noroeste do Estado. A previsão é de que entre sexta-feira (27) e domingo (29), algumas cidades gaúchas próximas a Santa Catarina recebam até 300mm de chuva, superando a média mensal de vários locais. Por exemplo, Cruz Alta tem média de 246mm e São Luiz Gonzaga 264mm.
A causa das chuvas é uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, que formará nuvens carregadas sobre o RS. Na sexta-feira, no norte do Estado, há alerta de temporais com ventos de até 70 km/h e possibilidade de granizo. Na Metade Sul, a chuva será fraca à noite.
A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) prevê instabilidades e chuvas fortes na Metade Norte, Missões, Campanha e Sul. No Noroeste e Norte, os volumes podem variar entre 60 e 80 mm/dia.
No sábado (28), os temporais serão mais frequentes e intensos, com risco alto de transtornos associados à chuva. No Noroeste, Norte e Serra, o volume pode ficar entre 150 e 200mm/dia. No domingo (29), a chuva diminuirá na metade Norte.
A meteorologista da Sema, Vanessa Gehm, afirma que a quantidade de chuva prevista para três dias (de sexta a domingo) no Norte é a mesma esperada para o mês inteiro, 250mm em média. "Esses acumulados são preocupantes, pois serão em pouco tempo (sexta e sábado), trazendo o risco de alagamentos, enxurradas e, principalmente, a cheia do rio Uruguai", alerta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que as rajadas de vento podem chegar a 90 km/h nos temporais de sexta-feira. No sábado, haverá muita água, com mais de 100mm em 24 horas no Norte e em partes do oeste e sul de Santa Catarina. No domingo, as chuvas se concentrarão nos Estados vizinhos.
Na próxima semana, a situação se repetirá, podendo ultrapassar os 300mm de chuva em sete dias, mas desta vez em regiões como a Fronteira Oeste, Norte, Central e Região Metropolitana.
Em setembro deste ano, o Vale do Taquari foi afetado por enchentes causadas por chuvas entre 150mm e 300mm em cinco dias, dependendo da cidade. Essa foi a mesma quantidade projetada para a Metade Norte neste final de semana. A média histórica da região é de 140mm a 180mm no mês inteiro.
A meteorologista da Sema teme que as cheias do Rio Uruguai causem danos parecidos com os do Rio Taquari no mês passado. Mais de 4 mil pessoas da Fronteira Oeste estão desabrigadas por causa das enchentes. Nesta quinta-feira, o Rio Uruguai atingiu 12m13cm, mais de três metros acima da cota de inundação.
Comments