top of page

Chuva marca abertura da Expodireto Cotrijal e reforça necessidade de irrigação e seguro rural

  • Bruno Anziliero
  • 4 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Autoridades defendem investimentos para garantir a produção agrícola em caso de estiagem

Foto: Divulgação / Expodireto

A 24ª edição da Expodireto Cotrijal, uma das principais feiras do agronegócio no Brasil, teve sua abertura oficial na manhã desta segunda-feira (4), em Não-Me-ToqueS. A chuva que caiu no local foi vista como um sinal de que a seca que afetou a safra passada foi superada, mas também como um alerta para a importância de se investir em irrigação e seguro rural.

O presidente da Cotrijal, cooperativa que organiza a feira, Nei César Manica, disse que a chuva que tem normalizado a produção não resolve o problema para safras futuras. Ele afirmou que é preciso sair da Expodireto com algumas ações concretas para avançar na questão da irrigação e da retenção de água.

Manica também aproveitou a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para reivindicar um seguro rural robusto, de amplitude nacional, com participação de cooperativas, indústrias e governo para auxiliar os produtores quando ocorrer uma catástrofe climática.

Fávaro, que relatou a abertura de novos mercados para a agropecuária brasileira em 39 países, disse que o governo federal planeja melhorias no seguro rural. Ele destacou que é preciso fazer um Plano Safra melhor, mais eficiente e com linhas mais efetivas, e modernizar o seguro rural, com mais recursos e uma participação bipartite.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, voltou ao tema da irrigação, afirmando que ele precisa ser enfrentado em duas frentes, com a oferta de recursos via financiamento e uma legislação que garanta suporte, respaldo e segurança jurídica. Ele comentou que, na semana passada, foi lançada mais uma etapa do Programa Supera Estiagem, que pretende colocar R$ 200 milhões de subsídios do Governo do Estado para os produtores que fazem investimentos em irrigação. Ele disse que a expectativa é aumentar em pelo menos 35% a área irrigada no Rio Grande do Sul nos próximos três anos.

A solenidade de abertura também contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que na noite de domingo (3) recebeu o Troféu Brasil Expodireto. Ele elogiou a feira e disse que pretendia aprender com as novidades trazidas nos estandes. Ele também ressaltou o papel da agropecuária para o crescimento do país, citando que o setor cresceu cinco vezes mais do que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023.

Dezenas de autoridades marcaram presença na cerimônia de abertura oficial da 24ª Expodireto Cotrijal, como os senadores Luis Carlos Heinze e Hamilton Mourão; o deputado federal Pompeo de Mattos representando a Câmara dos Deputados; o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, além de parlamentares em nível federal, estadual e regional.

A feira segue até sexta-feira (8), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, em uma área com 131 hectares e mais de 570 expositores. Em 2023, a Expodireto Cotrijal recebeu 320 mil visitantes e registrou R$ 7,04 bilhões em comercialização.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2025. Desenvolvido por Velo XP

bottom of page