Região de Erechim (R16) ficou com média de isolamento social de 38,9% nos dias de semana e 43,1% no fim de semana
A instabilidade do tempo é um dos fatores que influenciam o comportamento da população. Períodos nos quais a chuva registra precipitação média acima de 10 mm, como ocorreu em alguns dias da semana passada, cresce a média de quem evita aglomerações ou sair de casa sem necessidade, se assemelhando aos finais de semana. É o que mostra o mais recente estudo do índice de isolamento social, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. No último período de sete dias do monitoramento, o índice ficou em 40,1%.
O resultado medido entre os domingos 9 e 16 de agosto recoloca o Rio Grande do Sul entre os Estados melhores posicionados no ranking nacional, agora no quarto lugar geral e acima da média do país, que segue estabilizada na faixa dos 38%. Na semana anterior, marcada pela reabertura das atividades do comercio não essencial, o RS havia despencado para 13ª posição do país, com 38,6% de índice de isolamento, o menor desde o mês de março. Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.
O comportamento dos gaúchos segue à frente dos Estados vizinhos. Santa Catarina (38,3%) e Paraná (38%) se mantêm próximos da média nacional e na segunda metade da tabela. O RS fica atrás apenas de Acre (42%), Piauí (41,4%) e Ceará (40%).
Comments