ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Chapecó está em colapso por causa da Covid-19, diz prefeito


Polo econômico da Região Oeste de Santa Catarina, Chapecó está em "estágio de colapso" devido à pandemia de Covid-19 e ao número de casos de contaminados pelo novo coronavírus, de acordo com o prefeito do município, João Rodrigues (PSD), no último domingo (14).


“Estamos em estágio de colapso, não é mais quase, é colapso. Se você tiver um milhão de reais no bolso agora e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”, advertiu Rodrigues, que fez pronunciamento em transmissão pela internet.


O prefeito ainda destacou que o nível de estágio na cidade é alarmante e que transferências de pacientes para outros munícipios já estão sendo realizadas, por conta da superlotação dos leitos hospitalares locais. Somente no domingo (14), 73% dos testes de Covid-19 realizados resultaram como positivo para a doença.


Rodrigues também teme que a pandemia avance na cidade por conta da nova variante do vírus, que foi identificado em Santa Catarina na semana passada.


Fechamento do comércio


A situação alarmante em Chapecó fez com que a prefeitura adotasse medidas mais rígidas para tentar frear o contágio da pandemia, como fechamento de bares e restaurantes, além da proibição da abertura de espaços de lazer, como cinemas.


"Algumas pessoas têm me criticado por fechar escolas, bares e igrejas, mas é uma medida necessária para frear o contágio", defendeu o prefeito.


Rodrigues afirmou que busca apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que o Ministério da Saúde ajude na abertura de mais leitos na região.


Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura de Chapecó nesta segunda-feira (15), o município, que tem cerca de 224 mil habitantes, tem 19.019 casos confirmados e 157 óbitos, sendo dois registrados no último fim de semana. O boletim informa que 158 pacientes com COVID-19 estão internados na cidade.


Fonte: RedeTV!

VEJA TAMBÉM