top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centenário sedia Encontro de Fruticultores e lança pedra fundamental de indústria de sucos

No dia 27 de setembro, a cidade de Centenário foi palco do Encontro de Fruticultores, um evento promovido pela administração municipal, Grupo Moreto e Sucos LongaVita, fundadores da Citro Sul Indústria e Comércio de Sucos, Emater, Câmara de Vereadores de Centenário, AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) e contou com o apoio das instituições financeiras Sicredi, Banrisul, Banco do Brasil e Cresol, além da Queijaria Kanigoski.

O evento reuniu mais de 400 participantes de diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que foram recepcionados com um café da manhã saboroso, com pratos preparados com laranjas e sucos produzidos com frutas cultivadas em Centenário. Além disso, o encontro proporcionou momentos de conteúdo técnico apresentado por profissionais da área.

O destaque ficou por conta da participação de Paulo Lipp, representando a Secretaria Estadual de Agricultura, que apresentou um panorama da fruticultura no Rio Grande do Sul.

A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades regionais, prefeitos, vice-prefeitos, secretários das regiões da AMAU e AMUNOR, representantes das associações regionais, gerentes das instituições financeiras, empresários responsáveis pelo empreendimento de fabricação de sucos, colaboradores da EMATER e da prefeitura municipal. O Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, fez uma participação ao vivo, parabenizando a mobilização dos municípios em prol da fruticultura como cultura alternativa nas propriedades.

O Deputado Estadual Paparico Bacchi também participou do evento e lançou o consórcio dos fruticultores, que será aplicado em breve.

O prefeito Neninho, anfitrião do evento, mobilizou os prefeitos para assinarem uma solicitação de incentivos para mudas de laranja, destinada ao governo estadual, visando fortalecer o setor e promover a fruticultura como fonte de renda na agricultura familiar.

Após o almoço, foi lançada a pedra fundamental da Indústria de Sucos Citro Sul, resultado da fusão entre o Grupo Moretto e Sucos Longa Vita. Esse empreendimento promete gerar mais valor agregado, renda e empregos, além de fortalecer a produção de laranjas nas regiões da AMAU e AMUNOR.

Dentro do Programa Desenvolve + Centenário, o prefeito Neninho realizou a entrega simbólica de um cheque de incentivos para mudas de laranja aos fruticultores do município, um investimento de mais de 300 mil reais para a manutenção de pomares existentes e implantação de novos.

O prefeito também entregou um cheque simbólico no valor de 500 mil reais aos representantes da Citro Sul Indústria e Comércio de Sucos, destinado a incentivar a instalação da indústria no município, que desempenhará um papel fundamental no desenvolvimento econômico, atraindo mais empresas para Centenário e impulsionando a fruticultura na região.




Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page