Descerramento da placa marca o reconhecimento ao pioneiro pela contribuição ao município
Em 12/12, foi realizado o descerramento da placa que oficializa a denominação do Cemitério Público Municipal de Floriano Peixoto como Cemitério Público Municipal Francisco Vanini. A homenagem foi realizada em ato solene com a presença de autoridades, como o prefeito em exercício Odacir Malacarne, o prefeito Orlei Giaretta, a presidente da Câmara de Vereadores, Marieli Vobito, o pároco Padre Valtuir Bolzan, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e familiares do homenageado.
A homenagem a Francisco Vanini (in memoriam) foi aprovada pelo Projeto de Lei do Poder Legislativo n° 04/2023, de 20/11/2023, e consolidada na Lei Municipal n° 1946/23, de 24/11/2023.
Francisco Vanini, descendente de imigrantes italianos, foi um dos primeiros moradores de Floriano Peixoto, estabelecendo-se no município em 1902. Casado com Josefina Dalzoto, teve 12 filhos e doou parte de suas terras para a construção do atual cemitério público. Vanini faleceu aos 49 anos e foi sepultado no mesmo cemitério que ajudou a fundar, e que agora leva seu nome como reconhecimento por sua contribuição ao desenvolvimento local.

Opmerkingen