CBF oficializa Carlo Ancelotti como técnico da Seleção até a Copa de 2026
- Andrei Nardi
- há 6 horas
- 3 min de leitura
Italiano sucede Dorival Júnior e será o terceiro estrangeiro da história a comandar a Seleção Brasileira; estreia está prevista para junho, nas Eliminatórias da Copa
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12/05) a contratação de Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira Masculina. O treinador italiano, um dos mais vitoriosos da história do futebol europeu, ficará no comando da equipe até a Copa do Mundo de 2026, assumindo o cargo após o desligamento de Dorival Júnior, em março. A chegada de Ancelotti marca o fim de um processo de negociação iniciado oficialmente no fim de 2023.
O fim de uma negociação cercada de expectativas
O interesse da CBF em Ancelotti ganhou força após sua sequência de títulos com o Real Madrid (ESP). No entanto, o contrato em vigor com o clube espanhol impediu uma aproximação imediata. Enquanto isso, a Seleção foi dirigida por Fernando Diniz, técnico do Fluminense, e, depois, por Dorival Júnior, que acumulava bons trabalhos no Flamengo e no São Paulo.
O desempenho da equipe sob o comando de Dorival, especialmente a eliminação na Copa América de 2024 e os tropeços nas Eliminatórias da Copa, reacenderam a busca por Ancelotti. Mesmo após a CBF afirmar, em 29 de abril, que as conversas haviam sido encerradas por falta de liberação do clube espanhol, o acordo foi retomado e selado nos bastidores nos últimos dias.
“Ele é o maior técnico da história”, afirma Ednaldo Rodrigues
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comemorou a contratação em nota oficial e vídeo nas redes sociais da entidade:
Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta.
Rodrigues também agradeceu o apoio da torcida brasileira pela paciência ao longo do processo.
O perfil de Carlo Ancelotti
Nascido em 10 de junho de 1959, na Itália, Ancelotti tem passagens marcantes como jogador e treinador. Comandou clubes como Milan (ITA), Chelsea (ING), Paris Saint-Germain (FRA), Bayern de Munique (ALE) e Real Madrid (ESP). É o maior vencedor da Liga dos Campeões da UEFA como técnico, com quatro títulos (dois pelo Milan, dois pelo Real Madrid), além de duas conquistas como jogador. Também possui três títulos do Mundial de Clubes da FIFA — um com o Milan e dois com o Real Madrid.
Em 2019, foi eleito pela revista France Football como um dos dez maiores técnicos da história.
Quando Ancelotti assume?
Ancelotti ainda cumpre contrato com o Real Madrid, que termina ao fim do Campeonato Espanhol, no dia 25 de maio. A previsão da CBF é que ele assuma oficialmente a Seleção em 26/05. Os primeiros compromissos do italiano serão pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com jogos contra o Equador, em 5 de junho, e o Paraguai, em 10 de junho. O Brasil ocupa atualmente a 4ª colocação na tabela sul-americana.
Terceiro técnico estrangeiro da história
Carlo Ancelotti será o terceiro técnico estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira em partidas oficiais ou representativas. Antes dele, o uruguaio Ramón Platero comandou o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 1925, atual Copa América. Em 1965, o argentino Filpo Nuñez, então técnico do Palmeiras, esteve à frente da equipe alviverde que representou o Brasil em um amistoso contra o Uruguai, mas não era técnico oficial da Seleção. O português Joreca também atuou em 1943 em dois amistosos, como auxiliar de Flávio Costa.

Comments