A cerimônia pública marca o início do processo que prepara as urnas com informações dos eleitores e candidatos, com conclusão prevista até o fim da semana
Nesta terça-feira (24) o Cartório da 70ª Zona Eleitoral, localizado em Getúlio Vargas, deu início à cerimônia pública de carga das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2024. O procedimento, que é de extrema importância para garantir a segurança e a lisura do processo eleitoral, consiste na programação e inserção das informações dos eleitores e candidatos que participarão do pleito no próximo dia 6 de outubro.
Luís Fernando Brustolin, chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral de Getúlio Vargas, explicou o processo durante entrevista à Rádio Sideral. Segundo ele, o trabalho envolve a inserção do sistema operacional nas urnas, juntamente com a tabela de eleitores e os dados dos candidatos aptos a concorrer. “Nesse momento, todos os candidatos estão sendo incluídos na urna, bem como os eleitores de cada uma das sessões”, disse ele, reforçando que a cerimônia é aberta ao público, conforme edital publicado cinco dias antes, mas que até o momento, não contou com a presença de representantes partidários.
O procedimento está sendo realizado de forma escalonada, obedecendo a uma programação que contempla, inicialmente, os municípios de Estação e Sertão. Na quarta-feira (25) será a vez dos municípios de Erebango, Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul, com conclusão na quinta-feira (26) quando as urnas de Getúlio Vargas passarão pelo mesmo processo.
Urnas serão armazenadas até nova verificação
Após a conclusão da carga, as urnas ficarão armazenadas até o dia 1º de outubro, quando passarão por uma nova conferência. Nessa etapa, será verificado se estão alocadas corretamente e se não apresentam nenhum problema técnico. Somente após essa última checagem, as urnas serão distribuídas nos locais de votação no sábado, 5 de outubro, um dia antes do pleito.
Novo modelo de urna eletrônica
Neste ano, as eleições contarão com um novo modelo de urna eletrônica, a UE 2022. De acordo com Luís Fernando, a principal diferença está no layout mais moderno e compacto, com o teclado reposicionado abaixo do visor, em vez de ao lado. Além disso, o novo equipamento traz um sistema operacional mais avançado e melhorias na leitura biométrica, o que promete uma maior agilidade no processo de votação.
Questões de segurança e transparência
Durante a entrevista, também foi abordada a questão da segurança das urnas eletrônicas, que foi tema de debates nas últimas eleições. Luís Fernando destacou que não há mais preocupações significativas em torno do tema e que a ausência de fiscalização por parte de partidos e candidatos durante a cerimônia pública de carga reflete a confiança no sistema. “O que se percebe nesse momento é que estamos em cerimônia aberta e não tivemos nenhum tipo de fiscalização ou comparecimento de nenhum candidato para ver efetivamente o que está acontecendo”, comentou.
O processo de carga das urnas eletrônicas continuará até quinta-feira, 26 de setembro, e será finalizado com a última verificação no dia 1º de outubro, quando as urnas estarão prontas para serem distribuídas nos locais de votação para o pleito do dia 6 de outubro.
Comments