top of page

CAPS de Getúlio Vargas lança livro digital com poesias de usuários

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 24 de ago.
  • 2 min de leitura

Obra "Florescendo Versos" é resultado de oficinas de arteterapia e foi apresentada em cerimônia no Salão de Atos da Prefeitura

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ana Deolinda Fischer lançou na manhã da última sexta-feira, 22 de agosto, o livro digital Florescendo Versos: Poesias que Transformam de A a Z. A obra reúne poemas criados pelos próprios usuários do serviço durante oficinas terapêuticas e foi apresentada em um evento no Salão de Atos da Prefeitura, que contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense.

O processo de criação

O livro é fruto de um projeto de arteterapia desenvolvido em encontros semanais no CAPS. Segundo uma das facilitadoras, a poesia foi utilizada como uma ferramenta para permitir a expressão de sentimentos. A cada semana, o grupo trabalhava com uma letra do alfabeto, escolhia uma palavra e, a partir dela, cada participante criava uma frase. Com o auxílio da arteterapeuta, essas frases eram transformadas em poesias, com o acréscimo de rimas e fluidez. O processo criativo também utilizou músicas e fotografias como inspiração. O objetivo, segundo a facilitadora, foi "criar um ambiente onde a arte estivesse por toda parte, ajudando a ressignificar, mostrar que o CAPS é um lugar de cura e não de estigmas”.

A cerimônia de lançamento

O evento de lançamento reuniu autoridades, profissionais de saúde, familiares e a comunidade. A apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense, sob a regência do maestro Gleison Juliano Wojciekowski, abriu a cerimônia. A obra foi descrita pela mestre de cerimônias como "um testemunho vivo do poder transformador da arte, da resiliência humana e da força que encontramos quando nos unimos para criar". O acesso ao livro digital é feito por meio de um QR Code distribuído em marcadores de página, e a publicação inclui recursos em Libras.

Poemas e reconhecimentos

Durante o evento, foram lidos alguns poemas da coletânea, como Maravilha é Viver a Vida, além de uma obra que descreve o CAPS como um espaço de acolhimento e outra em homenagem à "Querência", palavra que simboliza o lar na cultura gaúcha.

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de saúde e assistência social, Elgido Pasa, da diretora de cultura, Maria Lourdes Scolari, e da coordenadora de saúde mental da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Vanessa Algeri. Em seu discurso, Pasa relembrou os desafios da implantação do CAPS e destacou a importância de garantir recursos para o serviço. Agradecimentos especiais foram feitos a Aline Corazza de Donato, pela condução do grupo, e a Márcia Seco Fernandez, pelo comprometimento com o projeto.

O encerramento do evento contou com duas apresentações do Lar dos Idosos.

CAPS de Getúlio Vargas lança livro digital com poesias de usuários
CAPS de Getúlio Vargas lança livro digital com poesias de usuários

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page