top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campus Sertão promove XV Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores

Evento reúne mais de 360 participantes entre ex-alunos, ex-servidores, servidores e estudantes

 

O sábado, dia 20/05, foi de reencontro, memória e recordação no Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). O XV Encontro de Ex-Alunos e Ex-Servidores reuniu mais de 360 participantes entre ex-alunos e ex-servidores da Instituição, além de servidores e estudantes da atualidade. A Chefe do Departamento de Extensão do IFRS Leila Schwarz e a Produtora Cultural Silvia Schiedeck, que integra a equipe do Departamento, o Presidente da Comissão Central do Núcleo de Memória do IFRS Marcelo Vianna, o presidente do Núcleo de Memória do Campus Sertão Victor de Carvalho Gonçalves e a integrante do Núcleo Elisa Iop também estiveram presentes.

O evento foi marcado por palestras técnicas, homenagens, atividades artísticas e culturais, mostra relacionada à exposição “Fragmentos da nossa história”, visita à área do Campus e almoço na comunidade de Engenheiro Luiz Englert.

Homenagens

Os servidores que se aposentaram entre a última edição do encontro (maio de 2019) e a edição deste ano foram homenageados no evento. Estiveram presentes Adilar Chaves, Aldo Antônio Gatti, Eidi Alfredo Denti e Ivete Scariot. Focam lembrados, também, os homenageados que não puderam participar do encontro: Débora Della Vechia, Loduvino Consalter Beltrame, Pedro Aroldo Flores e Viviane Silva Ramos.

O ex-aluno Jalsomir Brunetto declamou uma poesia de sua autoria sobre a trajetória enquanto aluno da Instituição. Brunetto é natural de São João da Urtiga e reside em Passo Fundo. Ele conta que decidiu escrever a poesia no final de 2022 e em janeiro de 2023 começou a colocar todas as memórias no papel do período em que foi estudante. “Na poesia eu quis contar os fatos relevantes da história da Instituição, de como surgiram os apelidos, por exemplo”, conta.

Também fez parte da programação um relato histórico de Landrí do Carmo Cravo, filho de servidor do Ministério da Agricultura que atuava na antiga Estação Experimental cuja área foi doada para constituição do Campus.

Reencontro

Os ex-alunos e ex-servidores puderam circular e visitar a área do Campus para relembrar sua passagem pela Instituição. Foram muitos abraços, apertos de mão, risos e histórias entre os mais de 360 participantes. Também aconteceu um encontro muito especial: a turma de formandos de 1973 se reencontrou para comemorar os 50 anos da formatura. Muitos dos ex-alunos não se viam desde aquela época e por isso o reencontro foi marcado por muita emoção. Clotilde Bernieri é uma ex-aluna dessa turma. Pioneira, numa época em que a presença feminina não era tão comum na Instituição, destaca que o sentimento é de gratidão. “Sou muito grata pelas amizades que fiz, pelo aprendizado e por tantas experiências e oportunidades que a Instituição proporcionou”, aponta.

Nas falas de ex-alunos, a qualidade do ensino e as oportunidades oferecidas pela Instituição foram destaque. O ex-aluno Junior Edson Colla, servidor da Embrapa Trigo (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)de Passo Fundo, destaca a qualidade dos estudantes que passam pela Instituição. “Na Embrapa recebemos muitos estudantes do Campus para estágio e sempre nos impressionamos com a qualidade técnica deles”, aponta.

A programação encerrou com um almoço no salão da comunidade de Engenheiro Luiz Englert.

Alumni

Com a institucionalização do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE), surgiu a necessidade do IFRS se conectar com seus ex-alunos. Assim surgiu o site Alumni IFRS (https://alumni.ifrs.edu.br/), espaço virtual para troca de experiências e oportunidades entre os ex-alunos.

O objetivo é incentivar os ex-alunos da instituição a compartilhar vivências, estabelecer relacionamentos, promover parcerias e oportunizar desenvolvimento pessoal e profissional. Com esse propósito são oferecidos aos integrantes que se cadastrarem acesso a diferentes experiências educacionais e profissionais. No Alumni IFRS os ex-alunos encontram notícias e conteúdos relevantes bem como o calendário dos eventos relacionados ao PAE.

Por meio do Alumni IFRS a instituição quer reunir dados importantes sobre as contribuições profissionais dos seus ex-alunos para a sociedade. Essas informações ajudam a melhorar os cursos os campi e a instituição.

Para integrar essa plataforma basta que os ex-alunos do IFRS se cadastrem preenchendo o formulário divulgado no site. É muito importante que os inscritos mantenham seus dados profissionais atualizados.


Comentários


VEJA TAMBÉM

bottom of page