top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campus Sertão do IFRS participa da ExpoAgro Sertão Fenaser 2023

Evento reuniu mostra de máquinas, experimentos, palestras técnicas, agricultura familiar, atividades culturais e comércio.

 

O Campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) participou da ExpoAgro Sertão Fenaser 2023, que ocorreu de 8 a 10 de dezembro em Sertão, no Rio Grande do Sul. O evento comemorou os 60 anos do município e reuniu uma mostra de máquinas e implementos agrícolas, experimentos, palestras técnicas, agricultura familiar, atividades culturais e comércio.

O Campus Sertão teve um estande na feira, onde apresentou diversos projetos desenvolvidos por docentes e bolsistas. Entre os projetos estavam o Sertão Maker, coordenado pelo professor Dr. Gabriel Patzer; o projeto Peçonhentos e Venenosos: extensão universitária sobre animais de interesse médico, coordenado pela professora Dra. Luciani Figueiredo Santin; e o Jardim Sensorial, coordenado pela professora Dra. Juliana Rogalski.

Além disso, o Campus Sertão também promoveu palestras no Espaço do Conhecimento e Inovação, coordenado pela Técnica Administrativa do Campus, Maríndia Zeni. As palestras abordaram diversos temas relacionados ao agronegócio e foram conduzidas por docentes do Campus, profissionais da Emater/RS, do Sicredi-Icatu, da Agroperetti/Adama e do grupo Capacitar Mais.

Na Área Experimental, sob coordenação do professor Dr. David Peres da Rosa, foram demonstrados experimentos do Núcleo de Estudos em Solos e Máquinas Agrícolas (NESMA), coordenado por David; do Laboratório Integrado de Nematologia, Fitopatologia e Entomologia (LINFE), coordenado pela professora Dra. Marcia Aparecida Smaniotto; do grupo de pesquisa em Manejo e Tratos Culturais em Plantas de Lavoura (MATPLA), coordenado pelo professor Dr. Fernando Machado dos Santos; e do Grupo de Ecofisiologia e Manejo de Plantas Daninhas (GEMPLA), coordenado pelo professor Dr. Anderson Nunes.

O servidor técnico administrativo Elias José Camargo também lançou o livro “De Estação Experimental de Passo Fundo à Embrapa Trigo” durante a programação da feira. A obra faz uma análise histórica da agricultura no centro-norte do Rio Grande do Sul, em especial, do papel do Estado brasileiro no processo de inserção de novas tecnologias aplicadas à produção agrícola.

A ExpoAgro Sertão Fenaser 2023 reuniu cerca de 30 mil pessoas durante os três dias de feira.



Comentarios


VEJA TAMBÉM

bottom of page