top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha de vacinação contra gripe (Programa Olho Vivo | 27/03/2024 - entrevista com Cailene Frumi Santi)

Secretaria de Saúde e Assistência Social informa sobre ação que contempla grupos prioritários e explica razões da antecipação

 

A campanha de vacinação contra o vírus da influenza, causador da gripe, teve início em Getúlio Vargas nesta semana. A Secretaria de Saúde e Assistência Social mobiliza esforços para imunizar os grupos prioritários até o dia 31 de maio, com destaque para o dia D, marcado para 13 de abril, na UBS Central.

Antecipação visando proteção eficaz

A antecipação da campanha foi explicada pela necessidade de proteger a população contra os vírus da gripe, especialmente diante da circulação do vírus da COVID-19 e da H1N1 na região. A vacina, produzida pelo Butantan, protege contra dois tipos de influenza A e um tipo de influenza B.

Grupos prioritários e acesso à vacina

Os grupos prioritários incluem idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, entre outros. A vacina é gratuita e disponibilizada na rede pública de saúde, mas também está disponível em algumas farmácias da rede privada.

Mitigando receios e esclarecendo dúvidas

Apesar de receios comuns, não há contraindicações comprovadas para a vacina da gripe. A Secretaria de Saúde enfatiza que a vacinação contra gripe e COVID-19 são processos distintos e seguros, podendo ser realizados no mesmo momento, seguindo protocolos específicos.

A população é incentivada a buscar informações junto às unidades de saúde e aproveitar a oportunidade para se imunizar contra ambas as doenças, garantindo uma proteção eficaz.

Ouça a entrevista completa:


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page