A iniciativa, que visa reduzir o volume de resíduos e controlar o risco de contaminação, é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, revendedoras de defensivos agrícolas e o Sindicato Rural
Nos dias 21, 22 e 23 de maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas, em parceria com diversas revendedoras de defensivos agrícolas e o Sindicato Rural, realizará uma campanha de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas. As ações ocorrerão em locais estratégicos: no dia 21 na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Km 13; no dia 22 no Distrito de Souza Ramos, em frente ao Salão Comunitário; e no dia 23 na Comunidade Santa Lúcia, das 7h às 11h30.
O objetivo dessa iniciativa é reduzir o volume de resíduos dessas embalagens e controlar o risco de contaminação da saúde humana e do meio ambiente. As empresas fabricantes e revendedoras desses defensivos têm a responsabilidade de destinar adequadamente as embalagens vazias, seguindo as normas dos órgãos competentes. A Prefeitura de Getúlio Vargas é parceira nessa iniciativa, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, ressaltou a importância de que as embalagens estejam devidamente limpas para serem recebidas. A tríplice lavagem é fundamental: esvaziar completamente o conteúdo, adicionar água limpa até ¼ do volume, tampar e agitar, despejar a água no tanque do pulverizador e inutilizar a embalagem. Esse processo deve ser repetido três vezes. Embalagens sem essa lavagem ou com resíduos líquidos não serão aceitas.
As revendas parceiras na Campanha de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas são Ke Soja, De Martini, Biagro, Santa Clara, Treviso & Cia, Futura Agrícola, Polo Agrícola, Cotrijal, Biagro, Vaccaro, Ativa Soluções Agrícolas, Olfar e Paludo. A entidade Cinbalagens também é parceira no evento, sendo que as embalagens serão destinadas para ela, assim como o Sindicato Rural de Getúlio Vargas.
Comments