Campanha de doação de sangue em Getúlio Vargas mobiliza 100 doadores para este sábado
- Andrei Nardi

- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Iniciativa da Cresol em parceria com a Prefeitura e o Hemopasso ocorre no Dia do Cooperativismo; vagas para a ação já estão preenchidas
Uma campanha de doação de sangue será realizada neste sábado, 5 de julho, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Getúlio Vargas. A ação, que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, já conta com cerca de 100 doadores agendados e as vagas estão esgotadas. A iniciativa é uma parceria entre a cooperativa Cresol, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e o Hemocentro de Passo Fundo (Hemopasso).
Uma parceria pela vida
A estrutura da campanha é resultado da união de esforços entre as três entidades. O Hemopasso será responsável pela coleta, trazendo sua equipe técnica e o ônibus especializado. A Prefeitura de Getúlio Vargas fornecerá o local na UBS Central, além de apoio com pessoal treinado, como enfermeiros e técnicos de enfermagem. A Cresol ficou a cargo da mobilização dos doadores, organização da logística e fornecimento de lanches aos participantes.
"Sozinhos, o Poder Público também teria dificuldade. Com a iniciativa da Cresol, o sucesso é muito maior", afirmou o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. A secretária da Cresol, Neide Tonial, reforçou a importância da união. “Sozinhos não somos nada. A gente precisa do cooperativismo para se sustentar”, disse ela durante entrevista à Rádio Sideral.
Retomada e planejamento futuro
A campanha marca a retomada da coleta de sangue no município, que havia sido interrompida durante a pandemia. O planejamento para a ação começou em setembro do ano passado, devido à necessidade de agendamento prévio com o Hemopasso.
A intenção dos organizadores é transformar a iniciativa em uma tradição semestral, com a realização de duas campanhas por ano para manter os estoques de sangue e criar uma cultura de doação na comunidade.
Orientações aos doadores agendados
Os 100 voluntários agendados foram divididos em turmas para os períodos da manhã e da tarde. A organização reforça que doadores com sangue tipo O negativo terão prioridade no atendimento, devido à alta demanda.
Os critérios para poder doar no dia incluem:
Ter entre 18 e 69 anos;
Pesar no mínimo 50 kg;
Apresentar documento com foto;
Estar em bom estado de saúde, sem sintomas de gripe ou tosse;
Não estar em jejum;
Não ter feito tatuagens ou piercings recentemente.










