top of page

Caminhada inédita vai refazer trajeto da antiga ferrovia entre Sertão e Estação

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 7 de jul.
  • 2 min de leitura

Com 11,5 km, o evento de 12 de julho resgata a memória dos trilhos e une turismo, cultura e natureza entre os dois municípios

Uma caminhada inédita de 11,5 km irá refazer o trajeto da antiga linha férrea que ligava os municípios de Sertão e Estação. O evento, que acontece no sábado, 12 de julho, é uma iniciativa conjunta dos grupos de turismo das duas cidades para resgatar a memória histórica dos trilhos, promover o turismo rural e apresentar as paisagens da região, inclusive para os próprios moradores. A organização é do grupo de agroturismo de Sertão e do roteiro turístico "Caminhos de Estação", com apoio das prefeituras e patrocínio do Sicredi.

Segundo as organizadoras Suelen Fenske e Carla, representantes dos roteiros de Sertão e Estação, a proposta é oferecer uma experiência diferente das caminhadas tradicionais. "É uma atividade contemplativa que une turismo, meio ambiente, cultura e gastronomia", explicou Carla durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na segunda-feira 07 de julho.

Um percurso pela história e natureza

O trajeto de nível médio terá início na Casa do Artesão, em Sertão, e seguirá até a estação ferroviária de Estação, percorrendo trechos do antigo leito da ferrovia. As organizadoras alertam que o percurso inclui terrenos irregulares, com pedras, exigindo mais atenção dos participantes. "Vai ser uma caminhada maravilhosa, com paisagens incríveis. Quem vier vai se impressionar", garantiu Suelen.

O percurso foi limpo e preparado em uma parceria com as prefeituras para garantir a segurança. Haverá dois pontos de apoio com hidratação, frutas e doces: um na comunidade de Volta Grande (Sertão) e outro em Caixa d'Água (Estação). Neste segundo ponto, os caminhantes terão um momento cultural, com um morador local contando a história do "soldado desertor".

Estrutura e inscrições

A concentração para o evento começa às 13h, na antiga estação ferroviária de Estação, para a retirada dos kits. Às 13h30, um transfer levará os participantes até o ponto de largada, na Casa do Artesão, em Sertão.

A caminhada contará com estrutura completa de apoio, incluindo três guias para acompanhar os diferentes ritmos de caminhantes, carros de apoio, fotógrafos profissionais e seguro atleta. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira através do site WindFit e dão direito ao kit do evento.

Desenvolvimento regional e turismo

A caminhada também serve como uma vitrine para o potencial turístico da região, que integra a rota turística Termas e Lagos. "Nosso interior tem muito a mostrar, inclusive aos próprios moradores", destacou Carla. Segundo ela, as propriedades rurais dos roteiros já estão preparadas para receber visitantes, com passeios que podem ser personalizados, gerando renda e fortalecendo a economia local.

O evento conta com o apoio do grupo "Trilhas por Aí" e de corredores de Estação. O encerramento acontecerá no Lago da Estação Ferroviária, com um lanche que apresentará a gastronomia típica dos roteiros turísticos locais.

Caminhada inédita vai refazer trajeto da antiga ferrovia entre Sertão e Estação

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page