ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Caixa Econômica Federal já realizou os depósitos do lucro do FGTS; veja como consultar


A Caixa Econômica Federal já realizou os depósitos do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nas contas vinculadas. A previsão é que cerca de 88,6 milhões de trabalhadores recebam o rateio do lucro do fundo.


Ao todo, serão distribuídos R$ 8,129 bilhões decorrentes do lucro líquido do fundo no ano passado. O montante equivale a 96% do ganho de R$ 8,467 bilhões obtido pelo FGTS em 2020. Veja como consultar e liberar o valor na sua conta.


Como consultar o saldo


O trabalhador tem dois meios principais para verificar o saldo do FGTS. O primeiro é o aplicativo FGTS, disponível para os telefones com sistema Android e iOS. O segundo é a consulta do extrato do fundo, no site da Caixa.


Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses, no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.


Saques


O pagamento de parte dos ganhos do FGTS não muda as regras de saque. O dinheiro só poderá ser retirado em condições especiais, como demissões, compra da casa própria ou doença grave. Quem aderiu ao saque-aniversário pode retirar uma parte do saldo até dois meses após o mês de nascimento, mas perde direito ao pagamento integral do fundo no caso de demissão sem justa causa.


Veja como consultar

  • Pelo Computador

Passo 1. Para consultar o lucro do FGTS pelo computador, acesse o site do FGTS (fgts.gov.br) e clique em “Saldos e Extratos FGTS”;

Passo 2. Nesta etapa, informe seu número de CPF, PIS ou NIS e sua senha. Prossiga no botão “Avançar”;

Passo 3. Clique em “FGTS” e vá em “Extrato completo”;

Passo 4. Veja o extrato com seus pagamentos e o saldo disponível do FGTS.

  • Pelo celular

Passo 1. Para consultar o saldo do FGTS pelo celular, abra o aplicativo FGTS e toque em “Entrar no aplicativo”. Clique em “Continuar” para prosseguir para o login;

Passo 2. Informe seu CPF, marque o captchae e toque em “Próximo”. Feito isso, digite sua senha e confirme em “Entrar”;

Passo 3. Após a realização do login, toque em “Saldo Total do FGTS”. Veja saldo total de todas as suas contas do FGTS na tela, conforme ilustrado abaixo;

Passo 4. Para ver o detalhamento do saldo de cada conta de FGTS, vá para a tela inicial e toque em “Ver todas as contas”.

* Com informações de Isto É Dinheiro

VEJA TAMBÉM