top of page

Câmara aprova urgência para limite de juros do cartão de crédito e inclui programa Desenrola

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 5 de set. de 2023
  • 1 min de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (4), a urgência para o projeto de lei que fixa limites para os juros do cartão de crédito. Com essa aprovação, a proposta poderá ser votada em Plenário diretamente, sem a necessidade de passar pela análise das comissões.

Além de abordar os juros, o Projeto de Lei 2685/22 agora inclui a Medida Provisória 1176/23, que cria o Desenrola, um programa do governo federal voltado para a renegociação de dívidas.

O deputado Alencar Santana (PT-SP), relator do projeto, propõe que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleça, em até 90 dias, um teto para os juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado. Caso o limite não seja definido dentro desse prazo, a cobrança de juros e encargos não poderá ultrapassar o valor original da dívida.

De acordo com o parecer preliminar, esse limite também será aplicado às instituições financeiras que não aderirem à autorregulação. Atualmente, os juros do rotativo atingem 437% ao ano, conforme os dados mais recentes do Banco Central de junho. Já no caso do cartão de crédito parcelado, os juros estão em 196,1% ao ano.

Além disso, o projeto contempla a portabilidade das dívidas de cartão de crédito, incluindo as parceladas. O objetivo é incentivar a concorrência no mercado, proporcionando ao consumidor a oportunidade de buscar taxas de juros mais baixas para quitar suas dívidas. No entanto, essa medida também requer regulamentação por parte do CMN.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page