top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Butantan lançará aplicativo que ajuda a diagnosticar Covid-19 pelo celular


Já pensou poder ver em um mapa na tela do celular se você está perto de uma pessoa diagnosticada com Covid-19? É assim que vai funcionar o Global Health Monitor, o novo aplicativo desenvolvido pelo Instituto Butantan. A novidade tecnológica começa a ser testada na próxima semana.


Quando a pessoa baixar a ferramenta, vai passar a receber alertas para se proteger e prestar atenção aos sintomas. Todos os cadastrados serão acompanhados por agentes de saúde e terão o anonimato garantido.


O recurso é conhecido como contact tracing, ou rastreamento de contato, e já é utilizado para gerenciar a pandemia em vários países, principalmente na Ásia e no norte da Europa.


A expectativa é que a ferramenta seja lançada no Brasil até o fim da primeira semana de março. Araraquara, no interior do estado de São Paulo, será a primeira cidade a testar o aplicativo. O município tem 100% dos leitos de UTI e enfermaria ocupados.


A ideia é que em breve essa ferramenta possa ser utilizada também em outras cidades, mas é unânime que ela seja associada a outras medidas para ser eficaz.


Fonte: CNN Brasil

VEJA TAMBÉM

bottom of page