Ministérios dos dois países assinam nota conjunta em apoio ao jogador do Real Madrid
O jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, tem sido alvo de diversos atos racistas na Espanha, tanto por parte de torcedores quanto de adversários. Diante dessa situação, os ministérios da Igualdade Racial do Brasil e do Reino da Espanha emitiram, nesta terça-feira (23), uma nota conjunta em que manifestam solidariedade incondicional ao atleta e repúdio a qualquer forma de discriminação no esporte.
Acordo bilateral
A nota é resultado de um acordo bilateral firmado entre as responsáveis pelas pastas, Anielle Franco e Irene Montero, no começo do mês, em Madri. O acordo prevê a implementação de políticas públicas que combatam o racismo, diminuam os níveis de vulnerabilidade e protejam os povos tradicionais e as comunidades migrantes.
A Espanha tem como meta aprovar uma Lei do Racismo para concretizar a agenda de forma integral. No Brasil, os ministérios da Igualdade Racial, do Esporte e da Justiça estão trabalhando juntos para desenvolver um programa nacional de combate ao racismo no esporte, reforçando o compromisso do governo brasileiro como um todo.
Casos de racismo
Vinícius Júnior tem sofrido abusos racistas repetidos nesta temporada. Em janeiro, quatro pessoas foram presas por pendurar um boneco com a camisa do jogador em uma ponte de Madri, simulando um enforcamento. Em maio, o jogador foi insultado por torcedores do Valencia durante uma partida e expulso por reagir à provocação. Em setembro, torcedores do Atlético de Madrid entoaram cânticos racistas contra ele antes do clássico entre os dois times.
Na nota conjunta, os ministérios afirmam que é obrigação de todas as instituições competentes responderem com a maior diligência contra este e todos os casos que ocorrem no campo desportivo para que não fiquem impunes, garantindo a proteção e a reparação das vítimas desses crimes.
Comments