top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central anuncia novas medidas de segurança para o Pix a partir de novembro

Limite de transações e gerenciamento de riscos buscam reduzir fraudes e golpes

 

O Banco Central (BC) anunciou novas mudanças no sistema de segurança do Pix, com o objetivo de combater fraudes e golpes. As novas regras entrarão em vigor em 1º de novembro e incluem a limitação de valores e novos procedimentos de segurança para aumentar a proteção dos usuários.

Entre as medidas, o BC irá limitar a R$ 200 o valor de transações via Pix em celulares e computadores que não estejam cadastrados na instituição financeira. Além disso, em casos de troca de celular, haverá um limite diário de R$ 1 mil para transações, como forma de evitar que golpistas usem dispositivos não reconhecidos para realizar pagamentos.

Outras mudanças incluem a adoção de uma solução de gerenciamento de risco de fraude, que utilizará informações de segurança armazenadas no Banco Central para identificar transações atípicas, a criação de um canal eletrônico para informar os clientes sobre medidas de prevenção a fraudes, e a verificação semestral de possíveis marcações de fraude na base de dados do BC.

O Banco Central afirma que essas medidas irão fortalecer a segurança dos usuários, mesmo que fraudadores tenham acesso aos seus dados bancários. No entanto, as instituições financeiras continuam responsáveis por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, garantindo que informações claras e acessíveis sejam disponibilizadas para a prevenção de golpes.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page