Na 20ª reunião plenária do Fórum Pix, realizada na última terça-feira (3), o Banco Central anunciou que o lançamento do Pix Automático foi adiado. A nova data prevista para a apresentação da ferramenta ao público é outubro de 2024. Anteriormente, o lançamento estava programado para abril de 2024, mas o Banco Central e os integrantes do Grupo Estratégico de Segurança (GE-Seg) decidiram aprimorar as regras e os procedimentos operacionais. Uma das novidades é a possibilidade de oferecer um canal para denúncias de fraudes nos aplicativos dos bancos que disponibilizarem o Pix.
A reunião também abordou outros temas, como o aperfeiçoamento do procedimento operacional para comunicação aos titulares de dados pessoais em casos de vazamento, a definição de critérios objetivos sobre a responsabilidade dos participantes no gerenciamento do risco de fraude e a possibilidade de cadastro obrigatório de dispositivo para a realização das transações Pix.
De acordo com o Banco Central, o desenvolvimento do Pix Automático requer tempo para envolver os diversos atores, definir estratégias comerciais e lidar com questões organizacionais. A instituição financeira divulgou recentemente que o Pix está se tornando cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. Em 2022, foram realizadas 2,9 bilhões de transações Pix, um aumento de 107% em relação a 2021, quando o volume foi de 1,4 bilhão.
Após o lançamento do Pix Automático, o Banco Central informou que estão previstos estudos e aperfeiçoamentos do produto, que poderão incluir outras funcionalidades, como a possibilidade de portabilidade das autorizações para usar a conta em outra instituição e a definição de priorização de pagamentos programados para o mesmo dia.
O Pix Automático permitirá pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. Os pagamentos serão debitados automaticamente, sem a necessidade de que o correntista precise autorizar cada transação.
Comments