Após divulgações de supostos planos de ataque contra escolas locais, autoridades de Erebango se reuniram na tarde desta quarta-feira (12) para debater medidas que possam tranquilizar a população e reforçar a segurança nas instituições municipais. O encontro contou com a presença de policiais civis e militares, profissionais da educação, membros do Conselho Tutelar e o prefeito Valmor Tomelero.
Durante a reunião, as forças de segurança destacaram as ações que estão sendo realizadas nas proximidades das escolas, como o policiamento ostensivo e o controle através de sistemas de monitoramento em diversos pontos da área urbana. Eles também reforçaram a importância de a comunidade não compartilhar notícias falsas e alertaram que a divulgação de fake news é um crime.
O prefeito reiterou que a administração municipal está acompanhando a situação e se comprometeu a ampliar a segurança nas instituições municipais, com medidas como a instalação de portão eletrônico, vistoria das câmeras e contratação de vigilantes. No Colégio Estadual Irineu Evangelista de Souza, já há um profissional contratado para fazer a segurança e a equipe diretiva está em permanente contato com a Coordenadoria Regional de Educação.
Além disso, grupos de WhatsApp estão divulgando uma cartilha para esclarecer sobre possíveis sinais de alerta e como reagir diante deste cenário. As autoridades locais pedem calma e responsabilidade para evitar o pânico, inclusive com as próprias crianças, e enfatizam que os canais telefônicos estão à disposição da população para reportar qualquer movimentação suspeita.
Commentaires