top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aulas presenciais serão retomadas nesse primeiro semestre em Getúlio Vargas, mas ainda não há data


Foto: divulgação / PMGV

No intuito de garantir os direitos de aprendizagem de todos os estudantes e dar continuidade ao processo educativo, em 2021, as aulas retornarão de forma presencial na Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas. Para tanto, todas as escolas aprovaram seus Planos de Contingência Locais, embasados na legislação e nas orientações do COE-E Local e Municipal.


Os Planos de Contingência preveem protocolos sanitários a serem seguidos, rigorosamente, a fim de garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação. Da mesma forma, cada espaço escolar está definindo ações pedagógicas que permitam a continuidade do processo de ensino e aprendizagem.


Com base nisso, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto organizou um Plano de Retorno das Aulas Presenciais, a partir do diálogo constante com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, Conselho Tutelar e comunidade educativa. Foram realizados encontros com Grupos Dinamizadores das escolas, bem como com a comunidade educativa para que, coletivamente, todos se sentissem responsabilizados pelo processo educativo a ser construído nas escolas.


Além de tomar ciência acerca dos protocolos sanitários e pedagógicos, a comunidade educativa, nesses encontros, pôde sanar possíveis dúvidas sobre a operacionalização do processo e obter mais segurança quanto ao encaminhamento das crianças e jovens às escolas.


Segundo a Secretária de Educação, Sandra Betiatto, “o diálogo com a comunidade é essencial para que as ações possam ser pensadas a partir das demandas e necessidades de cada espaço educativo. O retorno às aulas presenciais precisa ser seguro e garantir que nossos estudantes tenham a oportunidade de sanar possíveis lacunas de aprendizagem do ano anterior, bem como desenvolver as habilidades e competências fundamentais para cada etapa. Nesse sentido, a corresponsabilidade precisa ser um princípio a ser seguido, de modo que cada um faça a sua parte para que o processo educativo seja efetivado com sucesso”.

VEJA TAMBÉM

bottom of page