top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Audiência Pública vai discutir valorização da música regional em feiras e eventos no RS

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa vai debater a valorização da música regional gaúcha em eventos e feiras no Rio Grande do Sul. De autoria do deputado estadual Ernani Polo (Progressistas), requerimento propondo a audiência para o dia 5 de julho foi aprovado nesta terça-feira (14) pela Comissão de Assuntos Municipais.


A iniciativa partiu da constatação de que muitos organizadores de eventos optam por atrações nacionais, em vez de valorizar os artistas locais. Na semana passada, veio à tona a contratação da dupla Simone & Simaria, por R$ 380 mil, para uma festa popular em Bom Jesus, o que ensejou anúncio de abertura de investigação pelo Ministério Público (MP).


A proposta é criar mecanismos, legislação e campanha institucional em favor dos artistas locais (regionalistas e bandinhas de baile). Deverão ser convidados para a audiência representantes dos músicos, organizadores de feiras, municípios, Assembleia e Governo do Estado, além da Frente Parlamentar dos Vereadores pelas Tradições Gaúchas.


Presidente da frente, a vereadora Rose Grings (Progressistas) já pesquisa um formato de legislação para proteger os artistas locais nos municípios. E descobriu uma lei nesse sentido, em Tapes. Uma das alternativas é multiplicar a proposta entre os cerca de 100 parlamentares que compõe o bloco.


No estado, uma saída estudada é criar uma cota, na Lei de Incentivo à Cultura, para beneficiar a cultura regionalista e de bandinhas. Entre os artistas que deverão fazer parte da mesa estão João Luiz Corrêa e Flávio Dalcin.


Fonte: G1/RS

VEJA TAMBÉM

bottom of page