top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Audiência em Getúlio Vargas debate Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

A prefeitura de Getúlio Vargas promove nesta quarta-feira (09/08) audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.


Discussão do orçamento


O evento acontece às 10h na Câmara de Vereadores do município com o objetivo de colaborar na elaboração da LDO para o próximo ano.


Participação popular


A audiência pública visa recolher contribuições e demandas da população para orientar a peça orçamentária que definirá metas e prioridades nos investimentos públicos em 2024.


O encontro é aberto à participação popular interessada em contribuir com o planejamento do orçamento municipal.


Lei de Diretrizes Orçamentárias


A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é uma lei que define as metas e prioridades do governo para o orçamento do ano seguinte. Ela orienta a elaboração da lei orçamentária anual, estabelecendo os programas e ações que terão precedência e os valores a serem destinados para cada área.


A LDO também dispõe sobre alterações na legislação tributária, equilíbrio entre receitas e despesas, critérios para transferências de recursos a entes públicos e privados, entre outros aspectos relevantes para o planejamento orçamentário.


Ela é elaborada pelo Poder Executivo e precisa ser aprovada pelo Poder Legislativo até o final do primeiro semestre de cada ano. Por isso, a discussão da LDO envolve audiências públicas para receber contribuições da sociedade sobre o orçamento do ano seguinte.


VEJA TAMBÉM

bottom of page